A experiência brasileira na área de irrigação tem despertado interesse internacional. No período de 28 de junho a 05 de julho, dois representantes de Moçambique farão uma visita ao Brasil com o objetivo de coletar informações para auxiliar na estruturação do Instituto Nacional de Irrigação (INIR). O órgão será responsável pela coordenação e promoção do desenvolvimento de atividades de irrigação naquele país africano. A visita será coordenada pela Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) do Ministério da Integração Nacional e pela Codevasf.
2007
Os representantes de Moçambique que estão em visita ao Brasil participaram nesta quinta-feira (28) de uma apresentação feita pela Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) do Ministério da Integração Nacional (MI) na sede da Codevasf, em Brasilia.
Com uma visita a três projetos hídricos e a uma usina hidrelétrica, a comitiva brasileira encabeçada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra - que o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, integrou – reforçou a troca de conhecimento no tema da irrigação com o Equador, alinhavando com o país futuros novos acordos de cooperação técnica. A comitiva foi guiada pelo secretário Nacional de Águas do Equador, Walter Solís, pelo ministro de Eletricidade e Energia Renovável, Esteban Albornoz, e outras autoridades equatorianas.
O troféu Caju de Ouro foi a homenagem que o Instituto Caju Nordeste entregou à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), por seu papel no desenvolvimento da cajucultura, durante a solenidade de abertura do 9º Caju Nordeste, na AABB do município de Picos (PI), nessa quinta-feira (28).
Como parte da programação da visita da comitiva de Moçambique ao Brasil, a Codevasf apresentou nesta sexta-feira (29), na sede em Brasília, suas principais ações nas áreas de revitalização, infraestrutura e irrigação. O objetivo da delegação moçambicana, representada pelos técnicos Aurélio Nhabetse e Almeida José Almeida, é obter informações e trocar experiências para auxiliar na estruturação do Instituto Nacional de Irrigação (INIR) de seu país.
Durante o 9º Caju Nordeste, a Codevasf ofereceu capacitação às merendeiras de escolas da rede pública de cerca de 30 municípios da região de Picos (PI). O evento, realizado de 28 de junho a 01 de julho, é um seminário técnico realizado anualmente em polos produtores de caju situados na região Nordeste do Brasil, com o objetivo de contribuir com a organização, a modernização e o desenvolvimento da cadeia produtiva da cajucultura.
Jovens atendidos pelo Projeto Amanhã na Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas receberam certificado do curso “Operação e Manutenção de Trator Agrícola”, realizado na Unidade de Capacitação e Treinamento de Itiúba, localizado no Distrito de Irrigação de Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL). O objetivo foi capacitar os participantes para operar e também fazer manutenção em tratores e implementos agrícolas. O curso foi realizado no mês de junho.
O programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação, continua avançando na missão de universalizar o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos.
A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE) e a empresa Projetec realizaram, na última terça-feira (03), um seminário na Associação dos Produtores Rurais do Icozeiro, em Petrolina (PE), para discutir problemas relacionados à seca na região. Participaram do evento produtores da área de sequeiro do Projeto Pontal, além de cerca de 80 agricultores de outras regiões. Na primeira parte do encontro, Dr. Mario Mirando Vilas Boas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), especialista em metereologia, abordou o tema “A seca 2012: Dimensão e Impactos Esperados”, apresentando dados das principais secas da história, além de um breve apanhado das características climáticas locais.
A experiência de gestão dos perímetros públicos de irrigação mantidos pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em Alagoas e em Petrolina (PE) está sendo conhecida esta semana por uma missão formada por representantes do governo de Moçambique. O objetivo da missão - que teve início com reuniões de trabalho na sede da Codevasf, em Brasília -, é conhecer as experiências em agricultura irrigada do Brasil e os modelos de implantação e gestão de empreendimentos públicos de irrigação como forma de subsidiar o processo de criação do Instituto Nacional de Irrigação (Inir) do país africano.
O programa Água para Todos avança em Alagoas. A Codevasf está realizando oficinas de capacitação nos municípios de Craíbas e Estrela de Alagoas. O objetivo é orientar sobre instalação, funcionamento e manutenção das cisternas que serão entregues nas localidades beneficiadas. Em todo o estado, serão instaladas cerca de 7,5 mil cisternas de polietileno.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, vai visitar a 30ª Exposição Agropecuária de Barreiras – Expobarreiras, no dia 06 de julho. O evento ocorre até o dia 08, em Barreiras (BA).
O Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação, foi tema de reportagem no programa NBR Notícias, exibido no último dia 02 de julho, na TV NBR.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos, reúne-se, na próxima terça-feira (10/07), na sede da empresa, em Brasília (DF), com o comandante do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos (Commander of US Southern Command), tenente-brigadeiro da Força Aérea Douglas Fraser, com o objetivo de discutir o contrato de cooperação técnica assinado entre a Codevasf e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) para consultoria visando ao desenvolvimento da hidrovia do São Francisco mediante o controle de processos erosivos, melhoria de navegabilidade e contenção de margens. O general Fraser estará em Brasília acompanhado de uma comitiva formada de líderes da Comunidade Americana.
As obras de saneamento básico seguem a todo vapor em Ouricuri (PE). A Codevasf tem enviado agentes socioambientais às casas dos cidadãos beneficiados para esclarecer sobre os transtornos advindos do empreendimento, tendo em vista que, para viabilizar a instalação de tubos, rede coletora e rede condominial, faz-se necessário abrir valas no centro de cada rua e nas calçadas.
O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB) da Codevasf sediou, de 4 a 6 de julho, o I Workshop teórico-prático “Aquicultura Sustentável: Vivências Sergipanas”, organizado pelo Grupo de Estudos de Aquicultura Sustentável da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Codevasf.
Representantes da empresa Ducoco Alimentos, com sede no estado do Ceará, estiveram reunidos com integrantes da União dos Pequenos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá (UPROPIC) e técnicos da 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) com o objetivo de apresentar o projeto para implantação de um empreendimento agrícola no município baiano.
O diretor de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes, esteve em Alagoas na última semana para acompanhar a execução das ações do Programa Água para Todos. Durante a visita, ele ainda anunciou que o Estado de Alagoas deverá receber até o final deste ano a implantação de 30 sistemas simplificados de abastecimento de água e a construção de mais de 100 barreiros para dessedentação animal.
Dando prosseguimento ao programa Água para Todos, a Codevasf está instalando esta semana cisternas em dois municípios baianos: Ibotirama e Boquira. Na Bahia, no raio de atuação da 2ª Superintendência Regional, situada em Bom Jesus da Lapa, a Codevasf capacitou 730 famílias beneficiárias em Ibotirama e 963 em Boquira, sendo que 606 cisternas já foram instaladas em Ibotirama.
Dando prosseguimento ao programa Água para Todos, a Codevasf está instalando esta semana cisternas em dois municípios baianos: Ibotirama e Boquira. Na Bahia, no raio de atuação da 2ª Superintendência Regional, situada em Bom Jesus da Lapa, a Codevasf capacitou 730 famílias beneficiárias em Ibotirama e 963 em Boquira, sendo que 606 cisternas já foram instaladas em Ibotirama.