Na tarde dessa quinta-feira, 31 de maio, o auditório da Codevasf em Petrolina foi sede de importante acontecimento para os produtores dos perímetros de irrigação Senador Nilo Coelho, área Maria Tereza e Bebedouro. Foi eleita a diretoria do Comitê de Gestão Compartilhada da Assistência Técnica.
2007
A equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atua nos perímetros irrigados da Codevasf, em Sergipe, tem trabalhado com os agricultores na produção do milho verde para espiga e aproveitamento da palhada para a alimentação animal, principalmente no perímetro Irrigado de Cotinguiba/Pindoba.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Emanoel Lima, participou de uma entrevista ao vivo na rádio Cidade (AM 870 Khz), no programa Revista da Cidade, apresentado pelo radialista Waltermário Pimentel, diariamente das 15 às 17 horas.
Cerca de um milhão de peixes de espécies nativas do rio São Francisco foram inseridos nesta quinta-feira (31) pela Codevasf na barragem Coruripe I, localizada no município de Teotônio Vilela (AL). O peixamento finalizou a 7ª Semana Interna de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Usina Coruripe e deve beneficiar piscicultores familiares da Associação de Piscicultores Familiares do Povoado Cachoeiras, que utilizam a barragem para atividades de piscicultura que geram renda e segurança alimentar para a comunidade.
D a n d o c o n t i n u i d a d e à s a ç õ e s d e i m p l a n t a ç ã o d o P r o g r a m a Á g u a p a r a T o d o s d o g o v e r n o f e d e r a l , t é c n i c o s d a 6 ª S u p e r i n t e n d ê n c i a R e g i o n a l d a C o d e v a s f , e m J u a z e i r o ( B A ) , r e a l i z a r a m u m a a u d i ê n c i a p ú b l i c a n a c i d a d e d e M o r r o d o C h a p é u , l o c a l i z a d a n a r e g i ã o n o r t e d o e s t a d o . O e n c o n t r o f o i r e a l i z a d o n a C â m a r a d e V e r e a d o r e s e c o n t o u c o m a p r e s e n ç a d e r e p r e s e n t a n t e s d e a s s o c i a ç õ e s d e m o r a d o r e s , l í d e r e s c o m u n i t á r i o s e e c l e s i á s t i c o s , p e q u e n o s p r o d u t o r e s e r e p r e s e n t a n t e s d a s o c i e d a d e c i v i l m o r r e n s e .
Dando continuidade às ações de implantação do Programa Água para Todos do governo federal, técnicos da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), realizaram uma audiência pública na cidade de Morro do Chapéu, localizada na região norte do estado. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de representantes de associações de moradores, líderes comunitários e eclesiásticos, pequenos produtores e representantes da sociedade civil morrense.
Foi assinada nesta sexta-feira (01/06) a autorização para ampliação das obras da Adutora do Algodão aumentando em 135 km a extensão dos dutos do sistema a partir de Guanambi e chegando a Caetité, cidade do sudoeste baiano situada a 757 km de Salvador.
O combate à seca que assola a região, através de ações emergenciais de abastecimento de água para consumo humano, animal e produção agrícola foi o assunto discutido durante uma reunião entre o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, técnicos da companhia e a Associação dos Pequenos Produtores das localidades de Poço d’Água, Sacrabretó e adjacências.
Produtores e moradores do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho (PISNC) e da área Maria Tereza comemoraram mais um passo rumo à reestruturação dos perímetros irrigados de Petrolina (PE). A ordem de serviço para construção da ponte de acesso a Vila Nova do N7 e readequação da ponte de acesso à área Maria Tereza foi assinada na noite da última sexta-feira (01/06) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. A previsão é que as obras sejam concluídas em 90 dias.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, acompanhado do governador da Bahia, Jacques Wagner, inaugurou, no último final de semana, obras executadas pela Companhia e em convênio com o governo do estado beneficiando a cidade de Paratinga (BA). Foram entregues à população o sistema de esgotamento sanitário do município, o sistema de água de Lagoa Dourada e a Adutora da Caatinga. As inaugurações contaram com a presença do superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Lourival Soares Gusmão, e diversas autoridades da região.
Foi realizada, na última semana, uma reunião no auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE) para tratar de um tema que tem merecido a preocupação e atenção de todos os produtores do Vale: as dívidas acumuladas junto ao Banco do Nordeste.
Ações emergenciais que devem ser desenvolvidas para combate à estiagem que assola o norte da Bahia. Esse foi um dos assuntos discutidos em uma reunião realizada na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Juazeiro (BA), na última semana.
O assistente da Superintendência Regional e ex-controller do Sebrae/BA, Hyeront Alves de Oliveira, e a coordenadora regional da instituição em Juazeiro, Jussara de Souza Oliveira, estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (06) com o superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, para propor parcerias entre as instituições no sentido de promover o desenvolvimento regional em toda a área de atuação das duas entidades.
Ações emergenciais adotadas pelo Comitê de Convivência com o Semiárido para minimizar os efeitos ocasionados pela estiagem movimentaram a audiência pública promovida pela Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento contou com a participação do superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana.
Atendendo ao pedido de um representante da comunidade da região do Salitre, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima da Silva, determinou que uma equipe formada por engenheiros, técnicos e geólogos da instituição se deslocasse até a localidade de Manga I. O objetivo da comitiva foi avaliar a viabilidade e a potencialidade da água de um poço descoberto por vaqueiros da comunidade há cinco anos. A expectativa é de que a água disponível possa amenizar os efeitos causados pela seca na região.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, acompanhado do diretor da área de Empreendimentos de Irrigação, Solon Braga, e do superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Lourival Soares Gusmão, visitou o estande da Codevasf na XXV Exposição Agropecuária de Guanambi, realizada de 05 a 10 de junho.
A Codevasf, por meio do escritório de apoio localizado na cidade de Paulo Afonso (BA), realizou na semana passada o encerramento do curso de cabeleireiro, que foi ministrado no anexo do Centro Administrativo do Perímetro de Irrigação Glória, localizado na cidade de mesmo nome, no norte do estado.
A Codevasf está promovendo capacitação na área de agroecologia para cerca de 60 jovens participantes do Projeto Amanhã (Unidade de Betume), no município de Neópolis (SE). As atividades fazem parte do curso de agroecologia, que está sendo realizado ao longo deste ano.
A Codevasf, em parceria com a Plantec e o Sebrae, realizou, nesta terça-feira (12), um ciclo de palestras sobre a agricultura orgânica. O evento “O Vale do São Francisco construindo um futuro produtivo e sustentável”, que ocorreu no auditório do Senai, em Petrolina (PE), é parte da celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho.
Em uma reunião realizada esta semana no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA), o coordenador regional do Programa Água Para Todos (PAPT), Joselito Menezes, fez uma nova apresentação do programa para os presentes e deu início a constituição do comitê gestor municipal.