Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Área de Imprensa > Espaço Cultura Codevasf > Salão de Artes Plásticas Infanto Juvenil Brincando com Arte
conteúdo

Salão de Artes Plásticas Infanto Juvenil Brincando com Arte

por Fernando Néto publicado 25/04/2019 20h56, última modificação 12/07/2019 15h41

O Salão Infanto Juvenil Brincando com Arte é um dos projetos do Espaço Cultura da Codevasf. Realizado todos os anos no mês de outubro, o Salão busca promover o estudo e a divulgação dos Vales do São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, no Distrito Federal e entorno.

COMUNICADO:

Informamos que, em virtude das recentes mudanças de gestão na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a edição 2017 do Salão Infantojuvenil Brincando com Arte, prevista inicialmente para ocorrer no período de 09 a 20 de outubro, será adiada.

A nova data para realização do evento, cujo tema é “O Rio dos Meus Sonhos”, ainda não foi definida. O contato com os interessados será retomado tão logo haja uma resolução junto ao gabinete da Presidência da Companhia.

Funcionamento do Salão

Podem participar da mostra artistas plásticos infanto juvenis com idade entre 7 a 18 anos, alunos de escolas públicas, privadas e do ensino especial do Distrito Federal e Entorno, assim como alunos de escolas de arte e ateliês.

As inscrições dos participantes são feitas pelas entidades responsáveis pelos jovens artistas.

A temática central do Salão Infanto Juvenil, que muda a cada ano, deve ser rigorosamente observada para a orientação das pesquisas dos alunos, cabendo aos professores e arte educadores a responsabilidade de pré-selecionar, no âmbito da escola ou do ateliê de arte, os trabalhos que serão inscritos no Salão.

Uma Comissão, constituída por pessoas ligadas às artes, é incumbida de escolher os melhores trabalhos, que receberão medalhas e diplomas de Honra ao Mérito. A todos os artistas inscritos serão conferidos Certificados de Participação e medalhas. Em edições anteriores, a adesão de parceiros possibilitou a entrega de troféus e prêmios de valor para a prática da arte, como cavaletes, tinta, pincéis e telas.

Para incentivar a criatividade e o conhecimento dos jovens artistas sobre os Vales, as escolas do Distrito Federal podem agendar palestras com técnicos da Codevasf a serem realizadas nas escolas e ateliês.

Edições

  • 2008 - Conheça os vencedores do Salão Infanto Juvenil 2008.
  • 2009 - Conheça os vencedores.
  • 2010 - A oitava edição do Salão ocorreu no período de 18 a 29 de outubro.
  • 2011 - A nona edição do Salão ocorreu de 13 a 27 de outubro, com o tema "Gente dos Vales do São Francisco e do Parnaíba".
  • 2012 - A 10ª edição do Salão será realizada de 15 a 26 de outubro com o tema "O Folclore dos Vales do São Francisco e do Parnaíba".
  • 2013 - A 11ª edição do Salão será realizada de 14 a 25 de outubro com o tema "Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim”. Confira o regulamento.
  • 2014 - A 12ª edição do Salão abordou o tema "A infância nos Vales". Conheça as obras vencedoras do certame.
  • 2017 - A 13ª será realizada de 9 a 20 de outubro de 2017. O tema para inspiração dos alunos será "O Rio dos Meus Sonhos".

    As inscrições dos trabalhos devem ser realizadas pelos professores, no período de 28 de agosto a 29 de setembro de 2017. Acesse o regulamento


Contato

Curadoria do Espaço Cultura Codevasf

Anoushe Duarte

Telefone: 61 2028-4771

E-mail: 

Endereço: SGAN 601, Lote I, Ed. Codevasf, Sala 415, Brasília, DF, Cep: 70830-019