Combater os efeitos da estiagem com a irrigação de perímetros públicos, propiciando ao semiárido emprego, renda, desenvolvimento e produção de alimentos. Estes são alguns dos objetivos do Mais Irrigação - um programa ambicioso formatado e coordenado pelo Ministério da Integração Nacional -, que foi lançado nesta terça (13) pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro Fernando Bezerra Coelho no Palácio do Planalto.
2007
O apoio diferenciado ao pequeno produtor ao lado do estímulo ao empreendedor agrícola, dentro do programa Mais Irrigação, foi o compromisso assumido pela presidenta Dilma Rousseff durante a solenidade de lançamento do programa no Palácio do Planalto nesta terça (13).
Mais de 2.500 beneficiários do Programa Água para Todos em Alagoas finalizaram nos dias 09 e 12 de novembro a capacitação em Gestão da Água, pré-requisito para a instalação da cisterna de consumo humano. As famílias beneficiadas são de 22 povoados do município de Estrela de Alagoas, no sertão alagoano. O Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, é executado em Alagoas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e, até o momento, já instalou 5.270 cisternas para consumo humano no estado.
Os dez técnicos da Angola que estão sendo capacitados no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (SE) para ajudar a incrementar a piscicultura familiar e a aquicultura em seu país já receberam mais da metade do treinamento e sentem-se preparados para realizar a atividade em seu país.
Começa no dia 30 de novembro o 12º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. O evento, que é promovido anualmente pela 4ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), prossegue até o dia 2 de dezembro, na sede da Codevasf em Aracaju. A feira irá expor artigos produzidos por artesãos e produtores dos 28 municípios atendidos pela Codevasf.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, concedeu entrevista ao programa Viver da Terra, transmitido todas as quartas-feiras em cinco capitais brasileiras pela rádio Senado.
Nesta semana, o programa Água para Todos atenderá a mais 180 famílias com cisternas de consumo em Caetité, Boquira e Macaúba, no oeste da Bahia. Assim, aquela região, onde a Codevasf atua por meio de sua 2ª Superintendência Regional, alcançará a marca de 2.809 reservatórios instalados. Além disso, nos três municípios, 210 beneficiários participam de capacitações em que são repassados ensinamentos sobre manutenção das cisternas e uso da água sem desperdícios.
A Codevasf participa, de 21 a 25 de novembro, da Feira do Empreendedor 2012, considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo do Piauí. A área dos estandes está montada no pátio de eventos da Federação das Indústrias do Estado (Fiepi), próximo ao Estádio Albertão, zona sul de Teresina. A abertura dos portões para o público é às 17h.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, visitará nesta sexta (23) a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012. O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ocorre até o próximo domingo (25), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e os diretores da empresa, José Solón Braga, da Área de Empreendimentos de Irrigação e José Augusto, da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, receberam nesta quinta-feira (22) uma delegação da China, na sede da Companhia em Brasília. O chefe da delegação Wang Zhangming, vice-diretor-geral, do Departamento Florestal da Província de Zhejiang, falou sobre a busca de uma área de potencial cooperação entre a província de Zhejiang da República Popular da China e o governo brasileiro. Foi um primeiro encontro institucional, para recepção da delegação entre a Codevasf e o Governo da China.
A Codevasf promove a 7ª edição da Expo São Francisco - Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco,na histórica cidade de Penedo, neste final de semana, sexta-feira (23) e sábado (24), a partir das 18 horas, na praça 12 de Abril, na orla fluvial do rio São Francisco.
A implantação de novos projetos de irrigação cultivados por agricultores familiares ao longo do rio São Francisco deverá ser o resultado da parceria que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá firmar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), visando à intensificação das ações da empresa voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar em sua área de atuação.
A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam todos os dias à mesa dos brasileiros. Para fortalecer esse cenário, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entrega na terça (27), às 10 horas, em Penedo (AL), um lote de máquinas e equipamentos agrícolas, materiais, ferramentas e matrizes bovinos leiteiros a 319 famílias de produtores rurais do perímetro irrigado do Marituba.
O projeto Formoso, no município baiano de Bom Jesus da Lapa, região do Médio São Francisco, foi tema de reunião do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, com o secretário de Agricultura do estado da Bahia, Eduardo Salles, e o prefeito eleito do município, Eures Ribeiro. A principal pauta da reunião foram os R$ 29,3 milhões a serem investidos pela Codevasf no Formoso dentro do programa Mais Irrigação, recém-lançado pela presidenta Dilma Rousseff e que prevê investimentos de R$ 10 bilhões em 16 estados do país nos próximos anos.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é umas das principais executoras de ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Somente em Alagoas, as ações devem chegar até 2014 a quase 30% dos municípios do vale do São Francisco alagoano com sistemas de esgotamento sanitário implantados, reduzindo drasticamente o lançamento de esgoto direto no “Velho Chico”.
Um trabalho científico feito numa parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes (ITP/Unit) foi premiado em um congresso em Lima, no Peru. O trabalho “Fauna Parasitária e Variabilidade Genética de Prochilodus Argenteus Spix & Agassiz, 1829 Cultivados no Rio São Francisco, Sergipe, Brasil” venceu o concurso de postêres do III Congresso Internacional de Parasitologia, realizado entre 5 e 10 de novembro.
A Codevasf participa esta semana da XXII Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que começa nesta terça (27), às 16 h, e vai até quinta-feira (29) na histórica cidade de Penedo (AL).
O NBR Entrevista dessa segunda (26), programa da TV NBR veiculado todos os dias às 20h, contou com a participação do engenheiro ambiental da Codevasf, Sérgio Henrique Alves. Ele esteve nos estúdios da TV NBR para explicar como funciona o Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade de Brasília (CR-ad/UnB).
A economia criativa e os programas e projetos de desenvolvimento regional executados em Alagoas pela Codevasf e por diversas instituições parceiras foram os grandes destaques da 7ª edição da Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco (Expo São Francisco). O evento foi realizado no último final de semana em Penedo (AL). Nos dois dias do evento, sexta-feira (23) e sábado (24), os visitantes puderam conhecer iniciativas que estão gerando renda, como o artesanato com couro de tilápia e de caprinos e ovinos, e promovendo qualidade de vida na convivência com o Semiárido, como o Programa Água para Todos, executado pela empresa.
O Ministério da Integração Nacional (MI), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Alagoas avançaram no projeto que pretende implantar uma bacia leiteira na região sul do Estado de Alagoas com foco na produção familiar.