Notícias
Água para Todos instala mais 180 cisternas no oeste da Bahia nesta semana
Nesta semana, o programa Água para Todos atenderá a mais 180 famílias com cisternas de consumo em Caetité, Boquira e Macaúba, no oeste da Bahia. Assim, aquela região, onde a Codevasf atua por meio de sua 2ª Superintendência Regional, alcançará a marca de 2.809 reservatórios instalados. Além disso, nos três municípios, 210 beneficiários participam de capacitações em que são repassados ensinamentos sobre manutenção das cisternas e uso da água sem desperdícios.
A beneficiária Ana Selma, do povoado de Angico, no município de Caetité, participou da capacitação e agora espera ansiosa a sua cisterna, pois, assim, poderá consumir água com a garantia de não estar contaminada. “A cisterna vai facilitar muita coisa na minha vida e da minha família. Aqui, nós consumimos água encanada e, quando a bomba quebra, ficamos sem água”, conta a beneficiária.
Ainda como parte da programação semanal no oeste da Bahia, a equipe do Água para Todos realizará a marcação e georreferenciamento dos lugares onde serão instalados os reservatórios nos municípios de Caetité, Boquira e Riacho de Santana.
Segundo a representante do Comitê Gestor Municipal de Riacho de Santana, Kátia Silene, é nesta fase que a expectativa das famílias beneficiadas aumenta, pois elas enxergam uma oportunidade de mudar de vida. “Os beneficiários ficam muito alegres só em saber que receberão as cisternas. Eles planejam o futuro e veem a chance de amenizar os problemas que encontram. Mas para que essa ação seja positiva, é preciso cuidado total com os reservatórios por parte das famílias”, reforça.
Avanços do programa
O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e integra o Plano Brasil Sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em Arapiraca (AL) em julho de 2011 para erradicar a pobreza extrema. Em sua área de atuação, a Codevasf já instalou 31.387 cisternas em 50 municípios, em área rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro.
Antes da instalação da cisterna, a Codevasf segue uma estratégia para garantir a correta distribuição dos reservatórios. Para isso, o programa organiza Comitês Gestores Municipais formado por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de Comissões Comunitárias. O comitê auxilia na mobilização local das comunidades visando o cadastramento e à validação das famílias a serem beneficiadas.
A indicação das localidades cabe ao Comitê, bem como a relação dos beneficiários, obedecendo aos critérios do programa – famílias de áreas rurais, prioritariamente do semiárido, em situação de pobreza e extrema pobreza associada à carência de acesso à água com renda per capita de até R$ 140,00, desde que inscritas no CadÚnico, e também aos aposentados que, mesmo possuindo renda per capita familiar acima de R$140,00, vivam exclusivamente de sua renda previdenciária.
Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, são promovidos cursos de Gestão da Água com as famílias beneficiadas. Nessas capacitações os participantes são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e instruções para a manutenção dos reservatórios.
Crédito da imagem: Ana Paula Couto/ Ministério da Integração Nacional