O jornal O Estado de São Paulo, traz em sua edição do dia 30 de junho, no caderno Economia e Negócios, matéria sobre estudo elaborado pelo Instituto Pensa (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da Faculdade de Economia e Administração da USP). A reportagem informa que Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) têm potencial para igualar a produção de laranjas do Estado americano da Flórida. Leia a íntegra da matéria.
2006
O prefeito da cidade de Afrânio (PE), Adalberto Cavalcanti, não escondeu a satisfação de poder assinar convênio no valor de dois milhões e seiscentos mil reais que irá garantir saneamento básico para a cidade. “É com grande orgulho que assino esse convênio. Saneamento básico representa obras que as pessoas não enxergam, mas significa qualidade de vida para a população”, reforçou.
Os citros podem se tornar o novo negócio dos perímetros irrigados em fase de implantação no Vale do São Francisco. Ancorados em estudos realizados por pesquisadores da Embrapa em parceria com técnicos da Codevasf e do Instituto Pensa (USP) que revelam a viabilidade de cultivos na região desde que submetidos a um manejo especial que considere as condições de clima e solo do semi-árido, laranjas, pomelos, tangerinas e limões devem estar à frente da expansão da citricultura brasileira em direção aos sertões de Pernambuco e Bahia.
Dois importantes municípios baianos serão beneficiados com ações de esgotamento sanitário. O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Ewerton de Farias, assinou hoje (30) convênios com os prefeitos municipais de Barreiras e Irecê, respectivamente, Saulo Pedrosa e Joacy Nunes Dourado. Somados os recursos chegam a mais de R$ 10 milhões. Os diretores das Áreas de Produção e Engenharia da empresa, respectivamente, Jonas Paulo Neres e Clementino Coelho estavam presentes no ato da assinatura.
Foi realizado, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), o dia Estadual da Agricultura Familiar. O evento é parte da programação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com parceria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Codevasf. Houve a participação de cerca de quatro mil produtores familiares de 20 cidades da região.
Foi realizado, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), o dia Estadual da Agricultura Familiar. O evento é parte da programação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com parceria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Codevasf. Houve a participação de cerca de quatro mil produtores familiares de 20 cidades da região.
A produção de vinhos de qualidade no vale do São Francisco, com base nas cultivares espanholas tintas Grenache e Tempranillo, foi o tema principal do seminário internacional Oportunidades de Cooperação e Negócios em Viticultura e Enologia Tropical. O evento foi promovido pela Codevasf e Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), como parte de um projeto que instituições mantêm com a Câmara de Comércio e Indústria de Navarra, Espanha, dentro do Programa Al-Invest III, financiado pela Comunidade Econômica Européia.
A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, por meio da Estação de Piscicultura de Ceraíma, concluiu o Curso de Capacitação em Piscicultura, organizado pelo Projeto Amanhã. Os participantes atuarão como multiplicadores das técnicas de cultivo de peixes na Unidade Demonstrativas de Piscicultura implantadas pela Companhia na região.
O Fórum Intermunicipal da Revitalização do São Francisco e a Comissão Local do Meio Ambiente e Ação Socioambiental da Foz do São Francisco – Colméia da Foz foi instalado, na cidade de Penedo. O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA. O Superintendente da Codevasf de Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, participou da solenidade. Na oportunidade, ele fez um relato das ações da Codevasf e do Ministério da Integração Nacional para a revitalização da bacia da São Francisco alagoano. Antônio Nelson será um dos integrantes da Secretaria Executiva da Colméia da Foz.
Teve início no Projeto Mirorós, em Ibipeba (BA), o Projeto Aproveitamento de Canais Perímetros de Irrigação para Piscicultura. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura da Codevasf. Uma de suas principais metas é a obtenção de subsídios para solucionar gargalos surgidos em outros experimentos semelhantes realizados pela Empresa e validar metodologia de cultivo de peixes utilizando a estrutura do canal de irrigação.
Foi assinado convênio no valor de três milhões de reais, entre a Codevasf e a prefeitura de Ibotirama (BA), que irá permitir obras de esgotamento sanitário para a cidade. “Esse é o primeiro passo para a desejada consciência ambiental. São ações concretas de preservação do rio São Francisco”, destacou o prefeito Wilson de Oliveira Leite durante ato de assinatura.
Acontece quarta-feira (28) o seminário internacional “Oportunidades de Cooperação e Negócios em Viticultura e Enologia Tropical”, no Centro de Convenções de Petrolina (PE). O evento é uma realização da Codevasf e do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Faz parte de um acordo de cooperação técnica em viticultura e enologia tropical, realizado pela FIEPE em parceria com a Codevasf e a Câmara Navarra de Comércio e Indústria, da Espanha, com o objetivo de melhorar a qualidade dos vinhos produzidos no vale do São Francisco.
Em breve, a cidade mineira de Bambuí terá o problema da falta de saneamento básico resolvido. Foi assinado agora à tarde na sede da Codevasf, em Brasília, convênio que irá permitir obras de esgotamento sanitário, ações relacionadas ao Programa de Revitalização do rio São Francisco. Para a região do Alto São Francisco, em especial para a micro-região das Nascentes, as atividades que favorecem a recuperação do Rio vêm recebendo apoio total da comunidade. O esgotamento sanitário irá, além de agregar valor às ações de revitalização, oferecer qualidade de vida à população.
No próximo dia 27 de junho, será lançado na sede da Codevasf em Penedo o Projeto “Caminhos do São Francisco”. Trata-se de uma trilha eco-cultural que atrairá turistas para percorrer os povoados ribeirinhos entre os municípios de Piranhas e Piaçabuçu, até a foz do rio São Francisco. A solenidade de lançamento contará com a presença do superintendente da Codevasf, Antônio Nélson de Azevedo; do secretário de programas e projetos culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, e da diretora-presidente da Associação Cultural Olha o Chico, Dalva de Castro.
No próximo dia 27 de junho, será lançado na sede da Codevasf em Penedo o Projeto “Caminhos do São Francisco”. Trata-se de uma trilha eco-cultural que atrairá turistas para percorrer os povoados ribeirinhos entre os municípios de Piranhas e Piaçabuçu, até a foz do rio São Francisco. A solenidade de lançamento contará com a presença do superintendente da Codevasf, Antônio Nélson de Azevedo; do secretário de programas e projetos culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, e da diretora-presidente da Associação Cultural Olha o Chico, Dalva de Castro.
A posse do novo diretor da Área de Produção da Codevasf, Jonas Paulo de Oliveira Neres, aconteceu hoje pela manhã, no auditório da Companhia, em Brasília. A solenidade foi prestigiada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires; pelos deputados deferais, Givaldo Carimbão (PSB/AL), Guilherme Menezes (PT/BA), João Leão (PP/BA), José Rocha (PFL/BA), Zezéu Ribeiro (PT/BA); pelos superintendentes regionais da empresa; pelos diretores da Codevasf, Ana Lourdes Nogueira Almeida e Clementino Coelho; pelo presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, pelos funcionários e prefeitos do estado da Bahia.
A Codevasf reajustou as tabelas salariais e de funções gratificadas dos seus empregados com percentual correspondente a 5%, retroativo a primeiro de maio, data base da categoria. A assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2006/2007) aconteceu hoje (dia 20), contando com presença do presidente da Empresa, Luiz Carlos Everton de Farias; do presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), Valter Cauby Endres; além de membros da Diretoria do Sindicato e do coordenador de Recursos Humanos, Luiz Fernando Salgueiro dos Santos.
Em mais uma demonstração da sua importância para o desenvolvimento regional, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Antônio Nélson de Azevedo, proferiu palestra na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas – FAEAL, sobre as ações empresa, com destaque no estado de Alagoas.
A cidade de Parnaíba conta agora com uma Unidade de Piscicultura. A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito; do secretário especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin; do governador do Piauí, Wellington Dias e do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, além de políticos e autoridades locais.Foi investido R$ 1,2 milhão no projeto.