A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluirá, nos próximos dias, o primeiro barreiro de acumulação de água para consumo humano e animal no município de Serranópolis de Minas, onde deverão ser construídos mais oito com a mesma finalidade.
2007
Uma comitiva do Equador chefiada pelo ministro da Secretaria Nacional de Águas, Walter Solís, está visitando, desde o último domingo (09), o polo Petrolina/Juazeiro. O objetivo da visita, que se encerra nesta terça (11), é propiciar a troca de experiências sobre irrigação entre os dois países. No último mês de junho, uma comitiva brasileira dirigida pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e da qual fez parte o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, esteve no Equador, onde conheceu os projetos hídricos Trasvase Daule – Vinces (Dauvín), Chongón San Vicente, Carrizal Chone (I y II), Daule Peripa, Multipropósito Chone e a usina hidrelétrica Baba.
O programa Água para Todos dá continuidade às atividades no Maranhão e no Piauí. Esta semana, ao todo, 70 famílias dos municípios Codó e Cantanhede, no estado maranhense, serão beneficiadas com novas cisternas. Já no Piauí, a previsão é instalar, ao todo, 128 cisternas nos municípios de São Miguel, Paulistana, Itaueira e Flores do Piauí.
O programa Água para Todos continua com as atividades em Sergipe e Minas Gerais. Esta semana serão instaladas 230 cisternas no estado sergipano. Já em Minas Gerais, as atividades semanais serão voltadas a capacitação e cadastramento das famílias que receberão os reservatórios.
A universalização do acesso à água está cada vez mais próxima em Boquira (BA). Cerca de 550 famílias da zona rural do município baiano, localizado na região da Bacia do Paramirim, já receberam cisternas de polietileno para captação de água da chuva.
A Codevasf investe na melhoria da gestão de seus perímetros públicos de irrigação. Com esse objetivo, o Brasil e o México assinaram um projeto de cooperação técnica para intercambiar conhecimento entre os dois países e estabelecer estratégias para a gestão de seus perímetros públicos de irrigação.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba, concluiu a implantação de sistemas de esgotamento sanitários (SES) em quatro cidades do Baixo São Francisco, nos estados de Alagoas e Sergipe. Os empreendimentos envolveram recursos da ordem de R$ 38 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Uma população de cerca de 57 mil pessoas será beneficiada. Após a conclusão da obra, a Codevasf repassa o sistema para as prefeituras municipais colocarem em operação.
Com uma produção de mel estimada em mais de 70 toneladas somente nos primeiros oito meses deste ano, o município de Bocaiuva, no norte de Minas Gerais, vem se tornando um dos maiores polos apícolas do estado. Toda essa produção, oriunda do trabalho de 50 pequenos produtores rurais pertencentes à Associação de Apicultores de Bocaiuva (Apiboc), foi exportada para países europeus por meio de um entreposto de mel do estado de São Paulo, que faz a classificação do produto e a remessa para o exterior.
A área do Distrito de Nupeba e Riacho Grande (DNR), no município de Riachão das Neves (BA), onde a Codevasf tem perímetros irrigados sob sua responsabilidade, foi visitada pelo presidente da Companhia Elmo Vaz, neste final de semana.
A bovinocultura leiteira vem se consolidando como uma forte estratégia para o desenvolvimento regional dos municípios do vale do São Francisco alagoano. Essa é a proposta da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os resultados já podem ser vistos a partir da experiência da Associação de Leite de Piaçabuçu, que reúne pequenos produtores do município.
As cisternas do Água para Todos chegam, nesta semana, aos terreiros das casas de 237 famílias moradoras de 12 povoados do município alagoano de Craíbas. Já em Sergipe, o programa instalará mais 100 reservatórios, distribuídos nos municípios de Gararu, Itabi e Japaratuba.
“Fui premiada com essa benção. Sem a cisterna, não tinha onde colocar água e só restava a água da barragem, que é salgada e suja, mas que só tinha ela para nós. Caíram umas chuvas, e já tenho água acumulada na minha cisterna. Agora eu tenho água para fazer a comida e cuidar dos meninos”. Moradora do povoado de Riachão, município de Craíbas, em Alagoas, dona Vani Vitorino, 38 anos, casada, três filhos, comemora junto com o marido, José Chaves, que completa: “Agora nós podemos dizer que somos ricos. Com ela toda cheia de água, vamos viver o verão sossegados”.
Nesta semana, o programa Água para Todos tem como meta instalar mais 51 cisternas no Maranhão, beneficiando famílias dos município de Codó e Cantanhede. Ao todo, no estado, já foram instalados 757 reservatórios.
O programa Água para Todos continua com as atividades no Piauí. Nesta semana, a previsão é que sejam instaladas, ao todo, 70 cisternas de consumo, distribuídas nos municípios Paulistana, Flores do Piauí, Itaueira e São Miguel do Tapuio. Assim, o estado alcançará a marca de 1.265 famílias já beneficiadas com os reservatórios.
As ações da Codevasf voltadas para o desenvolvimento regional no estado da Bahia, especialmente as que visam à redução das desigualdades regionais e à inclusão produtiva da população em sua área de atuação, foram destacadas pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, durante a abertura da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional e Territorial, que acontece até a próxima sexta-feira (21), em Salvador (BA).
O dourado e a matrinxã são peixes de espécies nativas do rio São Francisco bastante apreciadas ao longo da bacia, mas que hoje já não são tão facilmente encontradas como antes. Para reverter esse quadro, o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, executado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), investe na tecnologia de reprodução artificial para produção de milhares de alevinos dessas espécies que serão inseridos no “Velho Chico” por meio dos peixamentos públicos realizados pela companhia.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pretende investir cerca de R$ 800 mil nos próximos meses em atividades de ovinocaprinocultura para inclusão produtiva de famílias em situação de pobreza no sertão alagoano. A iniciativa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal e será integrada ao Programa Alagoas Mais Ovinos do Governo de Alagoas.
A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) inaugura sua 8ª Superintendência Regional em São Luís (MA) no dia 24 de setembro, às 11h, com a presença do ministro da integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da governadora do estado do Maranhão, Roseana Sarney, do presidente da Codevasf, Elmo Vaz e diretores da Empresa. Na ocasião, também haverá a posse do superintendente João Batista Martins. O evento será realizado no Palácio Henrique de La Rocque, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/ nº, Calhau.
As frutas dos perímetros irrigados de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) serão a atração do estande da Codevasf – em conjunto com Dnocs e Ministério da Integração Nacional (MI) – na 19ª Frutal/Agroflores, que acontece de 25 a 27 de setembro em Fortaleza (CE). Aqueles que visitarem o estande poderão degustar frutas como manga, goiaba, melancia e melão, e a Codevasf apresentará amostras de novas culturas produzidas experimentalmente pela Embrapa com recursos da Codevasf como pera, caqui e cacau.
“Hoje é dia de festa, porque São Luís faz 400 anos e trazemos um presente para o Maranhão, que é a instalação da 8ª Superintendência Regional. A partir de hoje, Maranhão, Codevasf e Ministério da Integração estão mais próximos e integrados”. A frase do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, deu o tom à inauguração da 8ª Superintendência Regional (SR) da Companhia em São Luís (MA) na manhã desta segunda-feira (24), num evento no Palácio Henrique De La Rocque.