Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Economia Sustentável > Estruturação de Arranjos Produtivos Locais
conteúdo

Estruturação de Arranjos Produtivos Locais

por Codevasf publicado 30/08/2023 18h27, última modificação 30/08/2023 18h27

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. Por isso, a Codevasf tem identificado linhas de ações que visam a exploração das potencialidades e vocações regionais, organização dos processos produtivos e de comercialização e valorização do capital humano e da governança local para promover o desenvolvimento regional sustentável em benefício das populações das bacias hidrográficas de sua área de atuação.

Nesse contexto, desde 2004, a Companhia atua no apoio à estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social, com destaque para:

A Companhia apoia a estruturação dos arranjos produtivos por meio de mobilização e orientação aos produtores, que são estimulados a atuar de forma associativa para o melhor desenvolvimento das atividades produtivas e gestão do seu negócio.

Após a identificação dos pontos frágeis da cadeia produtiva, a Codevasf busca atuar para seu fortalecimento, seja na produção — por meio da doação de equipamentos e insumos —, seja na melhoria da qualidade do produto, construindo unidades de produção e beneficiamento e oferecendo capacitações necessárias ao êxito das atividades.

A empresa também possibilita a participação de produtores em eventos de comercialização e divulgação de produtos, de intercâmbio e de transferência de tecnologias. O apoio às ações ocorre de forma continuada e possibilita a sustentabilidade dos empreendimentos.

As capacitações objetivam, principalmente, inserir o público jovem nessas atividades produtivas, como forma de garantir a continuidade dos projetos e a geração de renda e emprego.

Rotas de Integração Nacional

Desde 2012, a Codevasf é uma das principais executoras das Rotas de Integração Nacional (Rotas) — estratégia que visa ao desenvolvimento regional sustentável e à inclusão e integração produtiva, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

As ações de inclusão produtiva buscam promover o desenvolvimento local e possibilitar que os beneficiários produzam alimentos para o consumo de sua família e comercializem o excedente, proporcionando aumento da renda e geração de postos de trabalho em regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). A metodologia de execução das ações envolve mobilização, cadastro, seleção e capacitação dos produtores e atende aos critérios estabelecidos pelo MIDR.