Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Economia Sustentável > Recursos Pesqueiros e Aquicultura
conteúdo

Recursos Pesqueiros e Aquicultura

por Codevasf publicado 30/08/2023 18h29, última modificação 30/08/2023 18h35

Os grandes complexos de barragens/reservatórios construídos ao longo do rio São Francisco, como o de Três Marias, em Minas Gerais, e o de Sobradinho, na Bahia, entre seus usos múltiplos, executam geração de energia elétrica e regularização da vazão do rio. No entanto, os sucessivos barramentos são obstáculos à migração reprodutiva dos peixes e restringem as cheias à jusante de cada reservatório, reduzindo as oportunidades de transbordamento do rio, responsável pelo enchimento das lagoas marginais que funcionam como berçários e principais redutos de recrutamento de espécies da ictiofauna.

Com o objetivo de mitigar os impactos ambientais decorrentes da construção desses barramentos, como parte das ações de Revitalização do rio São Francisco e em cumprimento à legislação, a Codevasf implementou o Programa de Aquicultura e Recursos Pesqueiros. Para isso, a empresa criou seis estações de piscicultura ao longo do vale do São Francisco. Essas unidades foram modernizadas e transformadas em Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, com atribuições significativamente ampliadas.

Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura

Os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf são unidades de pesquisa e tecnologia que produzem anualmente milhões de alevinos de espécies de peixes nativas de importância econômica e ecológica para soltura — os chamados peixamentos. As atividades dos centros integrados visam a recomposição da ictiofauna e a promoção do desenvolvimento da aquicultura na área de atuação da empresa, gerando postos de trabalho e incrementando a renda dos produtores.

Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf.jpg

No período de 2007 a 2019, a Companhia produziu mais de 165 milhões de alevinos, realizou mais de 850 peixamentos em pontos estratégicos da bacia e instalou dezenas de projetos-piloto de criação de peixes em tanques-rede e em viveiros escavados para capacitação de produtores.

Nos centros integrados, os profissionais da Codevasf desenvolveram tecnologias de reprodução artificial de dezenas de espécies de peixes nativas do Rio São Francisco. Além do aumento expressivo na produção de alevinos com o uso dessas tecnologias, foi possível reproduzir, de forma inédita, espécies de grande valor comercial, a exemplo do surubim (Pseudoplatystoma corruscans), e espécies ameaçadas de extinção, como o pirá (Conorhynchos conirostris), endêmica e considerado peixe símbolo do Rio São Francisco.

A Companhia também publica livros e trabalhos técnico-científicos desenvolvidos em suas unidades, disseminando tecnologias de reprodução artificial de peixes, ictiologia, biologia pesqueira, limnologia, estudos sobre lagoas marginais, aquicultura. Outro ação é a realização periódica de cursos e treinamentos para produtores, pescadores artesanais e técnicos de instituições públicas e privadas

Por meio dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, a Codevasf tem exercido papel fundamental no desenvolvimento da aquicultura nacional. No reservatório de Três Marias, por exemplo, a empresa implantou um projeto-piloto de capacitação de produtores na criação de peixes em tanques-rede, promoveu cursos, prestou assistência técnica e construiu uma Unidade de Beneficiamento de Pescado dotada de infraestrutura em condições de atender aos requisitos de boas práticas e as exigências de órgãos federais e estaduais responsáveis pela inspeção sanitária. Como resultado dessas ações, de acordo com ranking realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, o município de Morada Nova de Minas aparece em quarto lugar entre os maiores produtores de tilápia pela aquicultura do país.

Conheça os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura:

 

Plano Pesca e Aquicultura da Codevasf

O Plano Pesca e Aquicultura foi elaborado a partir da experiência da Codevasf no desenvolvimento sustentável das atividades pesqueiras e aquícolas na área de atuação da empresa. O documento possui um horizonte temporal de quatro anos (2020-2023) e prevê a realização de diversas ações como:Plano Pesca e Aquicultura

  • apoio técnico a organizações de aquicultores e de pescadores artesanais
  • estabelecimento de parcerias interinstitucionais; difusão de tecnologias de aquicultura com abordagem sustentável
  • reprodução de espécies nativas, com a definição de produção de espécies prioritárias
  • redefinição das principais ações para a revitalização dos recursos pesqueiros e monitoramento da qualidade da água em toda área de atuação da Companhia

ConfiraPlano Pesca e Aquicultura da Codevasf (formato .pdf, tamanho 2,2 MB)

Acesse também: