conteúdo

Economia criativa

por Codevasf publicado 30/08/2023 18h29, última modificação 30/08/2023 18h29

Além de promover a segurança hídrica e a agricultura irrigada nas bacias hidrográficas onde atua, a Codevasf tem investido em atividades produtivas que fomentam a inclusão econômica e social da população. O apoio à economia criativa é uma dessas atividades que surgem como alternativa econômica e como forma de manter vivas as culturas e tradições locais.

Entre as iniciativas, a Companhia promove anualmente a realização do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco, em Aracaju. O evento é uma oportunidade para venda de artesanato e para troca de informações entre artesãos que têm a atividade como importante fonte de renda.

Além do Feirão, a Codevasf incentiva a participação de artesãos em exposições e outros eventos. A ação busca aproximar o artesão do seu público e estimular que eles realizem contatos para oferecer os produtos ao mercado consumidor.

A produção artesanal apoiada pela empresa usa materiais como palha, coco, barro, bordado, madeira, pedra, couro, entre outros. Nos últimos anos, os produtos feitos com couro da tilápia têm se destacado. Sandálias, colares, chaveiros, bolsas e brincos feitos com esse material demonstram que, do peixe, nada se perde.

A Companhia também promove capacitações em inclusão digital, agroindústrias, corte e costura, entre outras. Elas objetivam mostrar a importância do trabalho criativo e a contribuição dele para a economia do país, como a relevância das tecnologias no rol das indústrias criativas