conteúdo

Fruticultura

por Codevasf publicado 30/08/2023 18h28, última modificação 30/08/2023 18h28

Por meio do apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) em sua área de atuação, a Codevasf tem promovido a fruticultura como uma das alternativas de inclusão econômica e social. A estruturação da atividade produtiva é realizada pela empresa e pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com governos estaduais e municipais e outras entidades públicas.

A Companhia apoia a fruticultura por meio da distribuição de equipamentos e materiais, como os kits de irrigação, localizada e por aspersão, além de doações para estruturar as unidades de beneficiamento e entrepostos. Para complementar, a empresa ainda promove a capacitação de produtores com foco no incremento da produção e na melhoria do beneficiamento dos frutos.

O resultado das ações pode ser avaliado pelo aumento na área plantada, diminuição de custos e melhoria da qualidade dos produtos, com novas tecnologias e disseminação de conhecimentos sobre cultivo, colheita, armazenamento e transporte.

Entre as ações da empresa, há o incentivo à produção de açaí no Pará e Amapá, à produção de caju no Piauí e Alagoas e ao extrativismo sustentável de frutos do cerrado e da caatinga.

Rota da Fruticultura

A Rota da Fruticultura está inserida na estratégia Rotas de Integração Nacional, coordenada pelo MIDR. O objetivo é estimular a produção de frutas de qualidade em áreas específicas do Brasil e aumentar a competitividade dos produtores rurais com investimentos em infraestrutura, tecnologia e capacitação, gerando emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões.

Com isso, a fruticultura tem se destacado como opção para gerar emprego e renda por apresentar características que favorecem a fixação do agricultor no campo. E o apoio da Codevasf é decisivo para garantir a continuidade e a expansão da produção de frutas nas diversas regiões do Brasil.