conteúdo

Peixamento

por Codevasf publicado 25/08/2023 15h09, última modificação 28/08/2023 14h43

As ações de peixamento (soltura de peixes) realizadas pela Codevasf têm como objetivo recuperar a ictiofauna nativa, favorecendo a preservação da biodiversidade aquática e a pesca artesanal, que emprega mais de 45 mil pescadores profissionais da área de atuação da Companhia.

Na bacia do Rio São Francisco, por exemplo, foram identificadas mais de 150 espécies nativas de peixes. Boa parte tem apresentado baixa produção comercial e algumas espécies — como pirá, matrinchã e pacamã — estão ameaçadas de extinção em várias regiões.  Isso ocorre devido a alterações nas condições de reprodução e de desenvolvimento dos peixes nos ambientes naturais, que são causadas principalmente por: barramentos de rios, desmatamento ciliar, poluição industrial e doméstica, pesca predatória, uso indiscriminado de agrotóxicos e garimpo. Tudo isso tem provocado redução no tamanho dos peixes capturados, aumento na distância de viagem entre o local de embarque dos pescadores e as zonas de pesca e desaparecimento de várias espécies nas capturas. 

Para minimizar esses impactos, a Codevasf realiza pesquisas e desenvolve tecnologias de aquicultura nos seus Centros Integrados de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, situados em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Com capacidade de produção anual de 25 milhões de alevinos de espécies nativas de importância econômica e ecológica — como curimatã, surubim, pacamã, dourado, piau, matrinchã e pirá —, os peixamentos de rios e grandes reservatórios realizados há vários anos apresentam grandes resultados, como a volta da diversidade da fauna em diversos rios.

Educação ambiental

A Companhia também tem promovido e incentivado debates, palestras, seminários e outras iniciativas de formação e disseminação de conhecimento ambiental. Além de criar mecanismos para a terra ser produtiva, é essencial que a população tenha consciência de que a água é vital. Por isso, capacitar educadores para elaboração de projetos pedagógicos focados na revitalização de bacias hidrográficas e envolver jovens na construção da cidadania ambiental têm sido uma constante preocupação da Codevasf junto à comunidade.