conteúdo

Codevasf

por Fernando Néto publicado 05/11/2018 17h25, última modificação 24/01/2023 17h17

1) A Codevasf atua em quais estados?

A área de atuação da Codevasf abrange as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo, nos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, de Sergipe e do Tocantins e no Distrito Federal, além das demais bacias hidrográficas de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, conforme disposto na Lei nº 14.053, de 08 de setembro de 2020, que alterou a Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974.

2) Quais as ações desenvolvidas pela Companhia?

As ações de competência da Codevasf estão apresentadas no site da empresa no menu Acesso à Informação > Ações e Programas ou por meio do link https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas .

3) A Codevasf está atuando diretamente nas obras de transposição do Rio São Francisco?

Não. Embora a Codevasf seja a Operadora Federal do Projeto de Integração do São Francisco, a execução das obras está sob a gestão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A Codevasf atua na operação e manutenção das estruturas prontas, que se tornam operacionais. A participação da empresa nas obras — quando ocorre — é por meio de assessoramento, com fornecimento de informações e na discussão de soluções técnicas a serem implementadas.

Acesse informações sobre a transposição do Rio São Francisco no site do MDR: