Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Rota das Frutas RIDE-DF, apoiada pela Codevasf, lança etapa 3 na AgroBrasília 2023
conteúdo

Notícias

Rota das Frutas RIDE-DF, apoiada pela Codevasf, lança etapa 3 na AgroBrasília 2023

publicado: 26/05/2023 12h52, última modificação: 26/05/2023 12h57

Rota das Frutas 2023Como parte da programação da AgroBrasília 2023, a Rota das Frutas RIDE-DF (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF e Entorno) lançou, nesta sexta-feira (26), a terceira etapa das suas ações. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das responsáveis pela gestão do planejamento estratégico da Rota. A AgroBrasília, iniciada na última terça-feira (23), termina neste sábado (27) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci - PADF-DF. A Rota participa do evento com um estande promocional.

O lançamento da terceira etapa contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, autoridades e representantes das instituições ligadas à iniciativa. Durante a solenidade, foi assinado, também, protocolo de intenções entre GDF, Seagri, Emater e Codevasf para desenvolvimento de ações no âmbito para Rota das Frutas.

Na terceira etapa, a Rota dará atenção especial ao crédito para o pequeno produtor rural, além de preparar um estudo sobre a disponibilidade e utilização racional da água nas propriedades rurais, acompanhamento do crescimento da UNIUM Brasil, responsável pela gestão da central comercializadora e união de todas cooperativas e associações envolvidas na comercialização das frutas produzidas, e elaboração de campanhas de reconhecimento do produtor rural local e divulgação das frutas da região.

“A Rota das Frutas tem como principal objetivo fortalecer os pequenos produtores, entregando mudas e materiais necessários para produção. Ao receberem os insumos, os produtores geram um círculo virtuoso de multiplicação entre os fruticultores, potencializando a produção. Nosso plano é organizar o setor, exportar e apresentar um grande impacto econômico em nossa região”, explica Luiz Curado, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e coordenador da Rota das Frutas.

Sobre a Rota

A Rota das Frutas Ride-DF envolve diversas instituições e promove estratégias de aumento da produção e do fornecimento de frutas para mercados internos e externos, geração de emprego e renda, intercâmbio de experiências e tecnologias e diversificação de culturas.

A Rota iniciou o caminho para a criação do mais novo polo frutícola do Brasil voltada para as berries (frutas vermelhas) - morango, mirtilo, amora e framboesa. Além disso, tem foco no açaí e na jabuticaba e em culturas exploradas na região, como goiaba, mamão e maracujá. Também há espaço e incentivo para frutos do Cerrado. Mais informações no site https://rotafruticulturaridedf.com.br/.

No estande da Rota das Frutas RIDE – DF na AgroBrasília 2023, há exposição de produtos, minipalestras e reuniões sobre cooperativismo, crédito para agricultores familiares, degustação de frutas e sucos de empresa brasiliense parceira da Rota. Para o evento, foram criados dois sabores de sucos exclusivos – mirtilo-limão-coco e o maracujá do cerrado com framboesa – com frutas produzidas por agricultores familiares na RIDE DF.

Sobre a AgroBrasília

A AgroBrasília é uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e tem um cenário de referência em debates, palestras, cursos sobre diversos temas relacionados ao próprio setor produtivo.

Mais informações: https://www.agrobrasilia.com.br/