Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf apresenta ações em estande na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta ações em estande na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 25/11/2022 13h51, última modificação: 19/12/2022 18h56

Camarão PituA Codevasf vai participar da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNTC/ DF com um estande onde apresentará suas ações. Os visitantes poderão conhecer mais sobre o sistema de produção do camarão Pitu, mel, a produção de Cacau no projeto Nupeba (degustação de chocolate) e sobre o sistema de irrigação da Empresa. Também haverá distribuição de kits educativos para crianças. O evento acontece de 28/11 a 04/12 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Segundo a gerente de Apoio à Produção (AI/GAP), Andréa Rachel Ramos, a participação da Codevasf no evento representa a possibilidade de divulgação para o público em geral das linhas de negócios da empresa. “A demonstração in loco de algumas ações exitosas, a exemplo de um sistema de irrigação localizada, possibilitará explicar aos visitantes a importância do manejo correto de solos e água, insumos indispensáveis para produção agrícola”, acrescenta.

No estande, também será apresentado o sistema de produção do pitu. Em janeiro de 2019, o primeiro repovoamento com camarão-pitu na bacia do rio São Francisco foi realizado pela Codevasf e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município de Propriá (SE). Desde então, têm ocorrido outras ações de repovoamento ao longo do Baixo São Francisco. Em 2022, já foram soltos cerca de 22 mil juvenis no leito do rio. A ação tem objetivo de recomposição do estoque natural, contribuindo para recuperação da população de camarão-pitu e o equilíbrio ambiental na bacia.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. O tema desta edição é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.
O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Confira a programação do evento aqui: https://semanact.mcti.gov.br/