Notícias
Obras de revitalização da barragem do Paranã (GO) são autorizadas; investimentos são de R$ 6 milhões
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu nesta semana ordem de serviço para as obras de reforma estrutural da barragem do rio Paranã, na divisa entre os municípios de Flores de Goiás, São João d'Aliança e Formosa, na região Nordeste de Goiás. Os investimentos serão de cerca de R$ 6 milhões.
A ordem de serviço foi assinada pelo diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Os serviços visam aumentar a oferta hídrica para produtores rurais e fomentar a produção agrícola irrigada na região.
A barragem do Paranã é fonte hídrica do Projeto de Irrigação Flores de Goiás, que possui cerca de 11 mil hectares de área irrigável. A estrutura conta tem 1.650 metros de extensão de aterro e capacidade de armazenamento de 195 milhões de metros cúbicos de água.
“Nós vamos não apenas recuperar a barragem, mas fornecer a água necessária para que o Perímetro de Flores possa produzir”, disse o diretor-presidente da Codevasf. “Estamos trabalhando também na estrada de escoamento da produção, e nas rotas de fruticultura do Centro-Oeste”, destacou.
A barragem foi construída para aumentar a oferta hídrica para os produtores rurais e fomentar a produção agrícola na região, considerada a mais carente do estado. “Vamos recuperar toda a barragem e teremos controle da vazão de água. Ela foi esquecida por muito tempo, sem ser reativada”, afirmou o governador Caiado.
A obra prevê a recuperação do talude jusante, do vertedouro, do talude montante e da crista da barragem. Após a reforma estrutural, está prevista uma segunda etapa de reforma mecânica, hidráulica e elétrica.