Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Codevasf participa de curso em Alagoas sobre tecnologias de convivência com o semiárido
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de curso em Alagoas sobre tecnologias de convivência com o semiárido

Formar multiplicadores que possam atuar em prol de uma melhor convivência com o semiárido e fomentar a troca de experiências entre diferentes instituições que atuam nesse ambiente. Esses são alguns dos principais objetivos do 2º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Centro Xingó, no município alagoano de Piranhas, até o próximo dia 20 de novembro. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que é membro do Conselho Gestor do centro, está participando da capacitação.
publicado: 05/11/2015 13h12, última modificação: 01/11/2022 14h27

Formar multiplicadores que possam atuar em prol de uma melhor convivência com o semiárido e fomentar a troca de experiências entre diferentes instituições que atuam nesse ambiente. Esses são alguns dos principais objetivos do 2º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Centro Xingó, no município alagoano de Piranhas, até o próximo dia 20 de novembro. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que é membro do Comitê Gestor do centro, está participando da capacitação.

O curso é voltado a pesquisadores, técnicos, gestores, estudantes e profissionais com atuação na área e está dividido em módulos, com aulas teóricas e práticas, que abordam as seguintes temáticas: História ambiental e mudanças climáticas no contexto do semiárido; Inovação social e tecnológica; Inclusão e inserção produtiva em regiões semiáridas. Ao final, os participantes devem elaborar um trabalho de conclusão de curso.

Para o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da 5ª Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas, Thiago Cedraz, que integra esta segunda edição do curso, a formação é de grande importância para o trabalho que a Companhia desenvolve na região semiárida. “O curso tem apresentado, entre outros pontos, estratégias de ação do poder público junto à população do semiárido. É, portanto, uma forma de avaliarmos como nosso trabalho está sendo desenvolvido. Como o centro congrega uma série de instituições, é uma oportunidade de trocar experiências, e todo o conteúdo vem ao encontro da atuação da Codevasf para inclusão produtiva e implementação de tecnologias sociais para dotar a população de condições para conviver com o semiárido de maneira sustentável”, salienta. Também está fazendo parte do curso a economista doméstica Deise Batista Silva, da Gerência de Desenvolvimento Territorial que integra a Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

O curso foi precedido pelo 2º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, que contou com a participação do secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, do diretor de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Amarildo Baesso, do diretor da Codevasf de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta, do superintendente regional da Companhia em Alagoas, Luciano Chagas, e demais instituições que fazem parte do Comitê Gestor do Centro Xingó.

Centro Xingó - O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido possui uma área total de 70 hectares, com estruturas físicas e atividades de pesquisa, extensão e suporte a programas de apoio ao produtor. Dentre as atividades, destacam-se as de promoção da ovinocaprinocultura, da avicultura caipira, da apicultura e da cultura de espécies forrageiras. Será construída, ainda, uma biofábrica para produção de sementes e mudas. Também estão sendo desenvolvidas unidades demonstrativas de cisternas para captação de água de chuva, biodigestores, práticas de bioconstrução e outras tecnologias sociais.

O centro é uma parceria entre a Seagri/AL e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para Desenvolvimento (AECID), com apoio financeiro do Fundo de Cooperação para Água e Saneamento (FCAS) e com coordenação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). Essas instituições compõem o Comitê Gestor do centro, que também inclui o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Ministério do Meio Ambiente e a Codevasf.

Na avaliação de Eduardo Motta, que representa a Codevasf no Comitê Gestor, o Centro Xingó é estratégico para proporcionar, à população sertaneja, por meio das capacitações oferecidas, a possibilidade de prosperar numa situação de vulnerabilidade ambiental e climática. “A importância desse centro vem se ressaltar pela existência do Canal do Sertão Alagoano, que já está operando em parte, atendendo a seis municípios no trecho já construído. Ele cria opções de desenvolvimento sustentável para as famílias e para a região como um todo. Além disso, é estratégico para capacitar os futuros produtores de projetos de irrigação que serão executados pela Codevasf em Alagoas, como Delmiro Gouveia, Pariconha e Inhapi, cujos projetos executivos já estão prontos, bem como para formar jovens rurais no aprendizado de novas tecnologias”.

Para mais informações sobre o centro e as capacitações, acesse: www.xingo.com.br

Veja imagens ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157660078973737

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:  https://soundcloud.com/codevasf