Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015
conteúdo

2015

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h56

Ações de esgotamento sanitário e abastecimento de água devem beneficiar moradores no norte baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, em Juazeiro (BA), tem investido em ações estruturantes no norte da Bahia. Em 2014, entre os destaques da área de revitalização de bacias hidrográficas na região estão obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água, que juntas deverão beneficiar mais de 78 mil pessoas.

por Walter Moura Costa publicado 02/01/2015 12h04 Notícia

Codevasf amplia mercado de produtos orgânicos no Vale do São Francisco

A Feira de Comercialização de Produtos Orgânicos do Vale do São Francisco está em novo espaço, ampliada e com mais opções de produtos aos consumidores. Juntamente com o início do funcionamento do novo espaço, 50 produtores orgânicos do polo Juazeiro-Petrolina, na divisa da Bahia com Pernambuco, foram certificados com o selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e 13 cartilhas voltadas para agricultores foram lançadas. Tudo isso se deu num esforço da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com parceiros locais, para disseminar e ampliar a adesão de produtores da região aos conceitos da produção orgânica de frutas e vegetais.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 02/01/2015 12h47 Notícia

Novos investimentos da Codevasf melhoram estrutura de produção de 1,2 mil agricultores sergipanos

Os produtores dos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume terão uma rede de bombeamento de água mais eficiente. Em dezembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou o contrato para executar a reabilitação de 51 conjuntos de eletrobombas. O investimento para a realização do serviço será de R$ 2,1 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

por Walter Moura Costa publicado 07/01/2015 12h31 Notícia

Peixamento repovoa trechos do “Velho Chico” durante Festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo (AL)

Milhares de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco serão inseridos nas águas do “Velho Chico” no domingo (11), às 10h, durante a 131ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes do município de Penedo (AL). O tradicional peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma ação de repovoamento, que ocorre em diversos trechos da bacia ao longo do ano, como iniciativa do Progra

por imprensa publicado 08/01/2015 17h27 Notícia

Mais de onze milhões de alevinos foram produzidos pela Codevasf em 2014

O rio São Francisco está para peixe. Ao longo de 2014, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) produziu mais de onze milhões de alevinos nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da empresa. Um total de 81 municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe foram beneficiados.

por imprensa publicado 12/01/2015 16h23 Notícia

Codevasf repovoa “Velho Chico” com espécies nativas durante 131ª Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo

A 131ª edição da secular Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL), no Baixo São Francisco alagoano, contou mais uma vez com o tradicional peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). No domingo, 11 de janeiro, antes que as embarcações seguissem em procissão nas águas do Velho Chico em referência ao protetor dos navegantes, milhares de alevinos das espécies matrinxã, pacamã, piau, xira e piaba foram inseridos no rio em mais uma ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

por Walter Moura Costa publicado 13/01/2015 09h45 Notícia

Codevasf inicia elaboração de projetos para construção de 210 barreiros em Sergipe

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou o trabalho de elaboração de projetos executivos para a construção de 210 barreiros na região semiárida de Sergipe. O serviço foi contratado em dezembro e é resultado de um investimento de R$ 1,3 milhão da Codevasf. Os barreiros, que têm o objetivo de acumular água para a dessedentação animal, beneficiarão 10 municípios.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 13/01/2015 16h22 Notícia

Codevasf realiza primeira despesca de camarão produzido pelo Centro de Aquicultura e Pesca de Bebedouro

A Codevasf realiza nesta quinta-feira (15) a primeira despesca de camarões produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (3º/CIB). A despesca, que consiste na retirada dos camarões de seus tanques, encerra um ciclo de experimentos voltados à aclimatação e à produção em viveiro do camarão marinho Litopenaeus vannamei, provindo do Rio Grande do Norte e do Ceará. Os estudos para produção de camarão no vale do São Francisco tiveram início em 2012 e os primeiros testes de aclimatação ocorreram em 2013.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 14/01/2015 19h04 Notícia

Codevasf instala 4.171 cisternas e amplia oferta de água em Sergipe

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chegou à marca de 4.171 cisternas distribuídas em Sergipe ao final de 2014. A instalação dessas cisternas faz parte das ações do programa Água Para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional. Os reservatórios beneficiaram mais de 20 mil pessoas no estado e facilitaram a convivência com a seca no semiárido.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 16/01/2015 16h10 Notícia