Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Projeto Amanhã promove capacitação em apicultura para integrantes de associações rurais na região de Irecê (BA)
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã promove capacitação em apicultura para integrantes de associações rurais na região de Irecê (BA)

O Projeto Amanhã, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), promove, nesta semana, um curso de apicultura básica para beneficiários dos Arranjos Produtivos Locais (APL), que fazem parte do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
publicado: 10/10/2013 09h12, última modificação: 01/11/2022 14h21

O Projeto Amanhã, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), promove, nesta semana, um curso de apicultura básica para beneficiários dos Arranjos Produtivos Locais (APL), que fazem parte do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Após a capacitação, serão entregues cerca de 15 kits de produção para os novos jovens apicultores, reforçando, assim, o apoio da Codevasf à Rota do Mel, articulado com as ações do Projeto Amanhã.

O público atendido faz parte de associações do município de São Gabriel, localizado na região de Irecê, no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa (BA). “Foram preenchidas as 15 vagas do curso nesta etapa, e mais de 80 associados deste e de outros municípios estão aguardando ansiosos a marcação de novas turmas, que devem acontecer no mês de novembro”, disse Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Companhia em Irecê.

“As expectativas são as melhores”, disse a instrutora Walnisete Bagano, apicultora do município de Morro do Chapéu, que preferiu se hospedar no povoado onde estão ocorrendo as atividades para melhor interagir com a turma e passar ainda mais conhecimentos do que o previsto nas 40 horas de curso. “E o mais importante é que, com o curso, muitas colmeias já estarão enxameadas, já que aquelas utilizadas nas aulas práticas já pertencem à Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Itapicuru”, disse a instrutora.

Vinte anos

O Projeto Amanhã completou, em 2013, 20 anos de existência com a marca de quase 26 mil jovens capacitados. Criado em maio de 1993 pela Codevasf, o projeto busca inserir jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo.

A melhoria da qualidade de vida da população – em municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe – é um dos resultados do Projeto Amanhã, que possibilita o desenvolvimento regional de maneira sustentável, o exercício da cidadania e o comprometimento com a preservação ambiental.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/18-projeto-amanha-promove-capacitacao-para-integrantes-de-associacoes-rurais-na-regiao-de-irece.mp3