Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Equipamentos doados pela Codevasf estimulam produção e garantem acesso a água a famílias do Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Equipamentos doados pela Codevasf estimulam produção e garantem acesso a água a famílias do Médio São Francisco baiano

A população de cinco municípios do Médio São Francisco baiano será beneficiada com equipamentos doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a prefeituras e associações da região. As doações visam promover acesso a água e estimular a produção agrícola em Palmas de Monte Alto, Serra Dourada, Irecê, Lapão e São Gabriel.
publicado: 08/10/2013 18h34, última modificação: 01/11/2022 14h21

A população de cinco municípios do Médio São Francisco baiano será beneficiada com equipamentos doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a prefeituras e associações da região. As doações visam promover acesso a água e estimular a produção agrícola em Palmas de Monte Alto, Serra Dourada, Irecê, Lapão e São Gabriel.

Cerca de duas mil famílias do município de Palmas de Monte Alto, localizado no semiárido baiano, por exemplo, serão abastecidas com água com os 15,5 mil metros de tubos doados pela Companhia. O investimento soma R$ 17 mil e provém de emenda parlamentar. A doação foi efetivada pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), à prefeitura municipal.

“Esses tubos são muito importantes para o nosso município, porque estamos atravessando a maior seca dos últimos 50 anos. Não há água em algumas localidades. Em outras, o acesso a água é complicado. Com esses tubos, nós ampliaremos os sistemas de abastecimento já existentes. Portanto, Palmas de Monte Alto ganha muito com isso e eu tenho certeza que vai diminuir muito o sofrimento do povo”, diz Fernando Laranjeira, prefeito do município. Serão beneficiados os habitantes das comunidades de Lagoa do Chico, Mandacaru, Tocaia, Sertão do Mar, Vargem Alto, Lagoa do Arroz, Baixa do Augusto e Bico Duro.

Serra Dourada 

A produção de cerca de 90 famílias de agricultores vinculadas à Associação Comunitária e Beneficente União dos Moradores Serradouradenses ganhará novo impulso com os equipamentos doados pela Codevasf: um trator agrícola, uma carreta agrícola com capacidade para três toneladas, um arado e uma grade. O investimento, de R$ 101,7 mil, é originário de emenda parlamentar.

“Esse trator vai fazer um bem enorme para a nossa comunidade. Vai suprir a necessidade dos nossos associados, que são todos moradores da zona rural. Vai ser um meio de tentarmos dar uma levantada na nossa produção, ganhando um dinheirinho extra. Há previsão de chegada de chuva e tem muita gente aguardando ansiosamente por esses equipamentos. E a Codevasf sempre tem nos ajudado”, diz Maria Conceição Silva Pereira, presidente da associação.

Em junho deste ano, cerca de dois mil moradores do município já tinham passado a ter acesso a água facilitado com a doação, pela Codevasf, de 6.175 tubos a esta mesma associação. Os tubos foram usados para captar água armazenada em poços da região – grande parte deles perfurados pela própria Companhia.

Outros locais

Comunidades rurais de outros três municípios do Médio São Francisco baiano também estão sendo beneficiadas com veículos e equipamentos que servirão para otimizar o trabalho nas lavouras. As doações são destinadas a associações de Irecê, Lapão e São Gabriel, municípios localizados na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf.

Para auxiliar nos trabalhos agrícolas, os produtores da União Comunitária Urbana e Rural de Irecê estão recebendo um trator agrícola, uma carreta, um arado reversível e uma grade niveladora. Na zona rural de São Gabriel, a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Eureca (Acopere) recebe uma caminhonete. Já os produtores da Associação Comunitária dos Jovens Rurais Remanescentes de Quilombolas de Lagoa do Galdêncio, sediada no município de Lapão, estão sendo beneficiados com a doação de um veículo que vai dar apoio ao funcionamento da associação.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/13-equipamentos-doado-pela-codevasf-estimulam-producao-e-garantem-acesso-a-agua-a-familias-da-bahia.mp3