Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Governança > Planejamento
conteúdo

Planejamento

por Fernando Néto publicado 19/11/2019 15h34, última modificação 28/07/2021 16h53

A Codevasf com o objetivo de melhorar a sua governança de forma a atender às exigências dos órgãos de controle, normativos da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), Lei nº 13.303/2016 e Decreto nº 8.945/2016, iniciou, a partir de setembro de 2016, a elaboração de seu Planejamento Estratégico Institucional (PEI), devidamente alinhado às diretrizes de seu órgão supervisor, à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e ao Plano Plurianual 2016/2019.

A Lei nº 13.303/2016 - conhecida como Lei das Estatais - entre outros dispositivos, determina em seu art. 23, §1º, inciso I e II, e também no art. 95, que a empresa pública deverá “apresentar estratégia de longo prazo atualizada com análise de riscos e oportunidades para, no mínimo, os próximos 5 (cinco) anos”. Essa mesma obrigatoriedade está expressa no art. 37 do Decreto 8.945/2016, que regulamentou a referida Lei.

Também com o intuito de promover melhorias na governança e gestão das estatais, a CGPAR editou um conjunto de normativos dentre os quais, destaca-se a Resolução nº 17/2016 que determinou que as empresas estatais possuam metas de desempenho empresarial vinculadas ao planejamento estratégico.

Neste sentido, a Codevasf promoveu a atualização de seus referenciais estratégicos, definindo uma nova missão, visão de futuro e valores organizacionais.

Esses referenciais estratégicos subsidiaram a arquitetura do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o período compreendido entre 2017 e 2021 e ainda a formulação do Plano Anual de Negócios (PAN).

Para a construção de sua estratégia corporativa, a Codevasf utilizou o método Balanced Scorecard (BSC). O BSC, muito mais que um conjunto de indicadores balanceados, é um modelo que auxilia o monitoramento do progresso das organizações rumo à visão de futuro e às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos, garantindo uma gestão estratégica eficiente e eficaz

Acesse:

 

Responsável pelas informações: Gerência de Planejamento e Estudos Estratégicos, da Área de Gestão Estratégica da Codevasf.