Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Semana da Água: Codevasf realiza peixamento em Canindé de São Francisco (SE)
conteúdo

Notícias

Semana da Água: Codevasf realiza peixamento em Canindé de São Francisco (SE)

publicado: 21/03/2024 16h11, última modificação: 22/03/2024 10h30

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou uma ação de repovoamento no Alto Sertão de Sergipe. Na quarta-feira (20), cerca de 50 mil alevinos de espécies nativas foram inseridos nas águas do Velho Chico em Canindé de São Francisco (SE). A ação integra a programação da Semana Mundial da Água no município.

Codevasf realiza peixamento em Canindé de São Francisco.jpegO repovoamento em trechos do rio São Francisco foi realizado com alevinos e juvenis das espécies curimatã, pacamã e camarão-pitu. Após o peixamento, foi realizado passeio de catamarã no Cânion de Xingó, na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas.

O chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, Fábio dos Santos, participou da ação e destacou a importância da iniciativa. “Esse peixamento é feito todos os anos na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Água, o que torna a ação aqui no município ainda mais simbólica, pois são milhares de alevinos povoando o rio São Francisco”, afirmou.

Já na quinta-feira (21), cerca de 23 mil alevinos foram distribuídos em barragens no município de Canindé de São Francisco. As ações foram realizadas em parceria com a prefeitura municipal.

Os peixamentos realizados periodicamente pela Companhia tem como objetivo contribuir para a recomposição da fauna, garantindo a manutenção da atividade pesqueira em comunidades ribeirinhas e ampliando a oferta de alimento para a população local. As ações de repovoamento da Codevasf no estado de Sergipe são realizadas por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, localizado na zona rural do município de Neópolis (SE).