Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf recebe homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pelos 50 anos de atuação
conteúdo

Notícias

Codevasf recebe homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pelos 50 anos de atuação

publicado: 25/03/2024 16h25, última modificação: 25/03/2024 16h25

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta segunda-feira (25), em João Pessoa, uma sessão solene de homenagem à Codevasf pelos seus 50 anos, celebrados neste ano. A Empresa passou a atuar no estado com a entrada em vigor da Lei nº 14.053, de 2020; a área de operação da Companhia na Paraíba abrange todos os seus 223 municípios.

Codevasf recebe homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba.jpeg“A Codevasf já atende no Amapá, no Ceará, no Rio Grande do Norte e agora na Paraíba, devido aos nossos resultados e entregas. São projetos estruturantes que ganharam o reconhecimento e o respeito da população, dos parlamentares e do governo federal”, disse no evento Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf, que recebeu na sessão solene o título de Cidadão Paraibano.

Criada no início dos anos 1970 por meio da Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem o compromisso de “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”. Hoje a área de atuação da Companhia abrange 2.688 municípios brasileiros, localizados em 16 estados da federação.

Mais de R$ 400 milhões foram investidos pela Codevasf na Paraíba ao longo dos últimos dois anos, em projetos de desenvolvimento regional. “Nós, que somos municipalistas, que levantamos e defendemos a bandeira das pequenas cidades, sabemos o quão importante são esses investimentos”, destacou o deputado George Morais, autor da proposição da sessão solene e da concessão do título de cidadão paraibano.

Marcaram presença na solenidade, além de autoridades locais, o superintendente da Codevasf na Paraíba, Irlen Guimarães, e profissionais da Companhia — que executa políticas públicas nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.

As atividades da Codevasf incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.