Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf recupera 41 nascentes em municípios do Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf recupera 41 nascentes em municípios do Médio São Francisco baiano

publicado: 18/03/2022 10h28, última modificação: 01/11/2022 13h59

Nascentes 2SR 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza obras de recuperação e proteção em 41 nascentes dos municípios de Correntina, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Santa Maria da Vitória, no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa. Além de contribuir para a proteção do meio ambiente, as ações beneficiam os produtores rurais da região com aumento da produtividade agrícola. O investimento é de R$ 1,6 milhão.

A maioria das nascentes está localizada em Correntina, com um total de 30 pontos de intervenção. Em Riacho de Santana, estão sendo realizadas obras em nove nascentes. Já em Serra do Ramalho e Santa Maria da Vitórias, uma nascente está sendo recuperada em cada município.

O trabalho envolve proteção da APP (área de preservação permanente), com cercamento de nascentes; ações de educação ambiental por meio da instalação de placas educativas e sensibilização da população; aplicação de técnicas que favorecem a infiltração de água no solo e controle do escoamento superficial, com redução da perda de solo e do carreamento de sedimentos aos corpos hídricos; construção de bacias de captação de enxurradas e de terraços agrícolas, além de descompactação de solo e adequação ambiental de estradas vicinais.

O foco das ações é o pequeno produtor rural que necessita de conhecimento, assistência técnica e equipamentos para um adequado manejo do solo. As iniciativas favorecem o aumento da produtividade agrícola do imóvel beneficiado e promovem a conservação do solo e das estradas utilizadas no escoamento da produção, com benefícios ambientais associados.