Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015
conteúdo

2015

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h56

Projeto Repalma é destaque da Codevasf no 2º Agropec Semiárido, em Salvador (BA)

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Palma Forrageira – Repalma é o destaque no estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Agropec Semiárido, maior evento agropecuário voltado para o semiárido do país, que acontece nesta segunda e terça-feira (14 e 15/09), no Hotel Fiesta, em Salvador (BA). Em sua segunda edição, o Agropec tem a proposta de discutir como a produção no semiárido pode ser competitiva, sustentável e rentável, além de apresentar o que existe de mais atual em termos de conhecimentos científico e tecnológico.

por fernanda.matos publicado 14/09/2015 15h34 Notícia

Termo de compromisso ajuda a consolidar sistema de esgotamento sanitário de Jequitaí (MG)

Representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), dos Poderes Executivo e Legislativo de Jequitaí (MG) e do Comitê Gestor de Esgotamento Sanitário do município assinaram na sexta-feira (11) termo de compromisso para operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário local, cuja obra foi realizada pela Codevasf. A assinatura ocorreu durante audiência pública que contou com a presença de mais de 150 pessoas no salão paroquial do município.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 14/09/2015 20h02 Notícia

Assinado contrato para obras de instalação de sistema de captação flutuante no perímetro Nilo Coelho

Foi assinado, nesta terça-feira (15), o contrato entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a empresa responsável pela execução das obras civis para a instalação de sistema de captação flutuante no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, localizado no município de Petrolina (PE). Serão investidos R$ 12,7 milhões neste empreendimento. O objetivo é assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis de vazão do São Francisco a partir do reservatório do lago de Sobradinho (PE) – ou pelos baixos níveis da água represada no próprio reservatório.

por Walter Moura Costa publicado 15/09/2015 12h33 Notícia

Codevasf e ICMBio discutem parceria para ações de conservação de espécies de peixes nativas da bacia do rio São Francisco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se reuniram para tratar de parceria para desenvolver ações de conservação de espécies de peixes nativas da bacia do rio São Francisco ameaçadas de extinção.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 16/09/2015 18h59 Notícia

Cooperação técnica do Exército Americano com Codevasf é tema de reunião no MI

O Ministério da Integração Nacional (MI) recebeu nesta quarta-feira (16/9), em Brasília (DF), uma delegação dos Estados Unidos para discutir a ampliação e a prorrogação do contrato de cooperação técnica assinado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE). A parceria existe há três anos e meio e é voltada para o desenvolvimento da hidrovia do rio São Francisco, mediante controle de processos erosivos, melhoria de navegabilidade e contenção de margens.

por Walter Moura Costa publicado 17/09/2015 12h22 Notícia

Presidente Felipe Mendes recebe representantes da JICA na sede da Codevasf

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, recebeu os representantes da JICA – Japan International Cooperation Agency (Agência de Cooperação Internacional do Japão) – Ryuichi Nasu, Taku Ishimaru, Masaki Iiyama e Kazuaki Komazawa. O encontro aconteceu na sede da Companhia, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (17). Foram discutidos possíveis acordos para a elaboração de estudos técnicos sobre os rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

por Walter Moura Costa publicado 17/09/2015 13h21 Notícia

Modernização de centros de controle de motores reduz custos nos perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas

Os perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova (AL), e do Itiúba, em Porto Real do Colégio, mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas, agora contam com maior eficiência em seu funcionamento com redução do consumo de energia elétrica, redução de custos e de horas de manutenção.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 18/09/2015 16h25 Notícia

Felipe Mendes visita local de obras civis para implantação de flutuantes no lago de Sobradinho

Nesta sexta-feira (18), o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e o superintendente regional da Companhia em Petrolina, Luciano Albuquerque, visitaram o local onde serão realizadas as obras civis necessárias à instalação de sistema de captação de água por meio de flutuantes no lago de Sobradinho. O sistema beneficiará o Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 18/09/2015 18h55 Notícia

Com apoio da Codevasf, piscicultura familiar gera trabalho e renda em Coruripe

Em Alagoas, o fomento à piscicultura familiar vem se mostrando uma excelente estratégia de Desenvolvimento Regional. De olho na oportunidade de geração de trabalho e renda, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apoia a estruturação e o crescimento de projetos de piscicultura familiar, a exemplo da Associação Eco Peixe, que reúne atualmente diversas famílias na criação de tilápia em 210 tanques-rede, na barragem Vitor Montenegro Wanderley, no município de Coruripe (AL). Somente no ano passado, cada associado da Eco Peixe recebeu cerca de R$ 5 mil de participação nas atividades.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 23/09/2015 16h45 Notícia

Diretor da Codevasf e secretário do governo de Alagoas discutem projetos de desenvolvimento relacionados ao Canal do Sertão

O diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, reuniu-se nesta quarta-feira (23) com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Alexandre Ayres, na sede da Companhia, em Brasília. O tema do encontro foi o uso das águas do Canal do Sertão em projetos de irrigação.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 23/09/2015 20h00 Notícia