Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Codevasf incentiva pequena agropecuária no semiárido baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf incentiva pequena agropecuária no semiárido baiano

A Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou à Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Lages, um Kit composto por máquinas forrageira/ensiladeira para ser usado na produção de silagens para alimentação de pequenos rebanhos.
publicado: 14/09/2015 18h19, última modificação: 01/11/2022 14h27

A Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou à Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Lages, um kit composto por máquinas forrageira/ensiladeira para ser usado na produção de silagens para alimentação de pequenos rebanhos.

A comunidade está localizada na zona rural do distrito de Carnaíba, em Juazeiro, no norte da Bahia, e reúne cerca de 48 famílias que sobrevivem da criação de animais (caprinos, ovinos e bovinos) e da pequena agricultura de subsistência.

O equipamento agrícola foi recebido pelo presidente da Associação, José Carlos Nunes de Santana, e neste mês já está em funcionamento em um local anexo a uma escola municipal, que foi repassado ao Centro Comunitário da localidade para esse fim.

Segundo José Carlos, a máquina não vai atender somente aos associados, mas também outras pessoas da região. A Fazenda Lages fica a cerca de 21 km do centro de Juazeiro, e possui abastecimento de água feito por meio de uma adutora construída por uma Mineradora que atua na região. Com essa água os pequenos agropecuaristas conseguem produzir e criar seus animais, mas no período de seca, com a falta de chuvas, a alimentação animal fica prejudicada.

Segundo José Carlos, “com esse equipamento, na época mais verde do ano, nós poderemos juntar restos das nossas hortas, algumas palmas da caatinga e outras vegetações, como capim e leucena, e transformar tudo isso em silagem e armazenar, para que, durante o período de seca, a gente possa alimentar nossas criações”, diz.

O presidente afirma que esse é o primeiro equipamento que a associação recebe do governo federal, por meio do Plano Brasil sem Miséria. O programa tem investimentos em torno de R$ 1 milhão - recursos oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

José Carlos lembra que para conseguir esse equipamento, a associação teve que cumprir uma série de requisitos, principalmente o que exige que as famílias que compõe a entidade estejam inscritas no cadastramento único de programas sociais do governo federal (CadÚnico), onde os associados tiveram que comprovar uma renda per capita mensal de até R$ 77.

Além disso, técnicos da superintendência regional da Codevasf em Juazeiro visitaram a localidade para analisar a real necessidade do equipamento e ajudar a diretoria a providenciar os documentos necessários para o recebimento do benefício. “O processo demorou um pouco, mas depois que recebemos a máquina nossa situação mudou muito. Agora vamos poder alimentar melhor nossos rebanhos, e enfrentar a seca”, acrescenta o presidente.

Outros beneficiados

Para a agricultora Ivonete Dias Costa, representante da Associação dos Agricultores Familiares da Lagoa do Peixe e Arredores, localizada no interior do município de Remanso, no norte da Bahia, as dificuldades para conseguir o equipamento foram relativamente pequenas, diante do benefício que o equipamento trará para a comunidade de pequenos criadores e agricultores. Ela calcula que mais de 28 famílias estão registradas na entidade que preside, mas o número de pessoas que serão beneficiadas pelo uso da máquina deve ser bem maior.

Ivonete conta que atualmente eles não estão plantando muita coisa, devido à seca. “Com a água que retiramos de uma cacimba, estamos plantando aqui no Sítio Lagoa do Peixe somente mandioca, feijão e um pouco de melancia. Agora, com a chegada da máquina, nós vamos nos reunir e ver como vamos utilizar esse benefício para o bem de toda a comunidade” afirma. Ela espera que, em breve, eles possam plantar o capim que vai alimentar o gado, “mas até lá , nós vamos ter de ensilar o que temos a mão, como a palma e outras plantas forrageiras daqui da região”, explica.

Esse também é o pensamento de Josenildo Lopes de Souza, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Ponta da Serra II e Arredores, também sediada no município de Remanso. Ele espera que com a vinda de alguma chuva, a comunidade possa plantar milho, feijão, mandioca e principalmente pastagens para as criações.

Joseildo afirma que mais de 35 famílias estão cadastradas na associação, e que todas elas poderão utilizar a máquina para melhorar a alimentação dos animais neste momento difícil: “Vamos usar o que temos às mãos. Temos um pouco de palma e outras forrageiras, como a leucena, que com a ajuda da máquina vamos transformar em silagem para os animais”, conta. A Leucena (Leucaena leucocephala) é uma leguminosa perene, nativa da América Central, muito apreciada pelo gado, e devido a sua tolerância à seca é muito encontrada também no semiárido baiano.

A doação dos Kits de máquinas forrageira/ensiladeira deve beneficiar até 2016 cerca de 100 associações dentro da área de atuação da 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro, na Bahia. Segundo o superintendente regional, Alaôr Grangeon de Siqueira, até o momento 56 associações de pequenos agropecuaristas receberam seus equipamentos, e a maioria já está usando este benefício em prol de suas comunidades.

Alaôr informa que foram beneficiadas associações de pequenos agropecuaristas no interior dos municípios de Campo Alegre de Lourdes (3), Casa Nova (4), Remanso (15), Curaçá (11), Juazeiro (13), Sento Sé (3), Jeremoabo (5), Santa Brígida (1) e Paulo Afonso (1). “Nossa expectativa é de que nos próximos meses possamos entregar outras 26 máquinas que já estão no pátio da superintendência, aguardando, principalmente, o recebimento da documentação regularizada das associações cadastradas e que serão beneficiadas”, informa.


Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157658216468010

Ouça a notícia da rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf/sets/mat-ria-projeto-repalma