Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015
conteúdo

2015

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h56

Escassez de água no Brasil é debatida no Senado Federal

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, participou nesta quinta-feira (3) da sessão temática do Senado Federal sobre a crise e escassez de água no Brasil. Em seu discurso, Mendes ressaltou a importância da preservação e da revitalização de bacias hidrográficas – uma das ações prioritárias da Codevasf em sua área de atuação. O presidente da Codevasf também elogiou a iniciativa do senador Otto Alencar, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, de assumir a defesa do Rio São Francisco como tema prioritário a ser discutido no âmbito da comissão.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 03/12/2015 20h46 Notícia

Reunião em Minas discute parceria na revitalização da bacia do São Francisco

Convênios mantidos pela Codevasf com a Ruralminas e a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais (Seapa) voltados para ações de revitalização da bacia do rio São Francisco foram tema de reunião realizada nesta quinta-feira (3) em Belo Horizonte (MG). Representantes das instituições e da Emater-MG, que é parceira nas ações, discutiram dois convênios que estão em vigor e que beneficiaram até o momento 65 municípios mineiros. A reunião ocorreu após a cerimônia que celebrou os 67 anos de criação da Emater-MG.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 03/12/2015 20h50 Notícia

Conservação, manejo e governança de solo e água são debatidos em seminário promovido pela Codevasf

Debater a conservação e a governança da água e do solo e divulgar pesquisas e metodologias para o manejo sustentável desses recursos naturais. Esses foram os objetivos do I Seminário “Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”, promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta sexta-feira (4), na sede da empresa em Brasília (DF). O evento, realizado em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), reuniu representantes de diversas instituições e contou com mesas redondas e exposições de trabalhos científicos.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 04/12/2015 20h33 Notícia

Governador de Sergipe visita Codevasf em Brasília e elogia projeto de captação de água para irrigação

O Governador de Sergipe, Jackson Barreto, esteve nesta terça-feira (08/12) na sede da Codevasf em Brasília para um encontro com o Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes. O Canal do Xingó, o Programa Água para Todos e o perímetro de irrigação Jacaré-Curituba, em Sergipe, foram os principais assuntos de reunião. Participaram também o secretário nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, José Rodrigues Pinheiro Dória; representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário/INCRA e diretores e assessores da Codevasf.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 08/12/2015 20h40 Notícia

Comitiva visita agroindústria e perímetros em Juazeiro (BA) para conhecer tecnologia de irrigação

Com o objetivo de verificar in loco o funcionamento da tecnologia de irrigação por gotejamento, visando à possibilidade de implantação na região do Baixio de Irecê, uma comitiva formada pelo superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro, pelo vice-governador da Bahia, João Leão, e por empresários da Associação Irriga Bahia, vencedora da licitação para ocupar a segunda etapa do Baixio, visitaram, nesta quarta (09), as instalações da Agrovale e dos perímetros Tourão e Salitre.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 10/12/2015 13h31 Notícia

Codevasf dará continuidade a parceria internacional voltada para navegabilidade do São Francisco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) solicitou formalmente nesta quinta-feira (10) ao Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace) a prorrogação da cooperação técnica que mantêm desde 2012 nas áreas de projetos de navegação e engenharia fluvial no rio São Francisco. A parceria seria encerrada em março de 2016; agora, poderá vir a ser prorrogada para até março de 2017.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 10/12/2015 20h57 Notícia

Programa da TV Senado aborda ações de revitalização desenvolvidas pela Codevasf às margens do São Francisco

O programa EcoSenado, da TV Senado, abordou em sua edição de dezembro o trabalho de revitalização realizado pela Codevasf às margens do rio São Francisco no povoado da Gameleira, no município de Bom Jesus da Lapa (BA). A reportagem visitou obras de contenção de margens que estão em curso no povoado, uma típica vila de pescadeiros do interior da Bahia. O programa também acompanhou a visita de uma comitiva da Comissão de Meio Ambiente do Senado à região, com seu presidente, senador Otto Alencar; o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, integrou a comitiva. O grupo percorreu trechos do São Francisco com o apoio de uma embarcação da Marinha.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 11/12/2015 20h28 Notícia

Codevasf investe em mecanização da agricultura familiar em municípios alagoanos

A mecanização da atividade agrícola é um sonho de muitos agricultores familiares. Para fortalecer a agricultura familiar em Alagoas e otimizar a produção agropecuária, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo cerca de R$ 960 mil em recursos de emenda parlamentar e de destaque orçamentário junto ao Ministério da Integração Nacional, dentro do Programa Desenvolvimento Territorial Sustentável e Economia Solidária para aquisição e repasse de patrulhas mecanizadas para associações de agricultores familiares em município da área de atuação da companhia em Alagoas.

por Walter Moura Costa publicado 14/12/2015 11h45 Notícia

Codevasf de Juazeiro recebe o título de Amiga da Marinha

Em solenidade realizada na última sexta-feira (11), o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, recebeu, das mãos do capitão-tenente Rafael Sanctos Paulucci, o título de instituição Amiga da Marinha. O evento foi realizado na sede da Agência Fluvial e contou com a participação de autoridades civis e militares da região, de integrantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR - Juazeiro) e vários convidados.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 14/12/2015 12h59 Notícia

Codevasf realiza palestras sobre educação ambiental em áreas próximas a perímetros irrigados do Médio São Francisco baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está realizando palestras sobre educação ambiental voltadas para estudantes de escolas localizadas em áreas de influência de perímetros de irrigação da região do Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

por Anoushe Duarte Silveira publicado 15/12/2015 16h45 Notícia