Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Sistema de esgotamento sanitário implantado pela Codevasf em Jequitaí irá beneficiar mais de 6 mil pessoas
conteúdo

Notícias

Sistema de esgotamento sanitário implantado pela Codevasf em Jequitaí irá beneficiar mais de 6 mil pessoas

Cerca de seis mil moradores do município de Jequitaí, no semiárido mineiro, serão beneficiados com as obras do sistema de esgotamento sanitário implantado sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
publicado: 29/10/2013 13h08, última modificação: 01/11/2022 14h21

Cerca de seis mil moradores do município de Jequitaí, no semiárido mineiro, serão beneficiados com as obras do sistema de esgotamento sanitário implantado sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – um investimento de aproximadamente R$ 7,1 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ordem de serviço para iniciar as obras já foi emitida e a previsão é de que sejam concluídas em nove meses.

Com a execução do sistema, a população receberá coleta e tratamento de esgoto com despoluição do rio Jequitaí, além de ganhos na saúde e no impacto ambiental. Serão realizadas 704 ligações domiciliares e implantados 5,7 mil metros de redes coletoras e interceptoras. Atualmente a região só possui fossas.

Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, lembra que a implantação desse sistema de esgotamento sanitário chega no mesmo momento que o município receberá uma das maiores iniciativas do estado de Minas Gerais: o Projeto Hidroagrícola Jequitaí – perímetro irrigado em fase de implantação pela Codevasf que deverá colocar a produção da região na marca de 350 mil toneladas e criar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos na esteira de seus 35 mil hectares.

“Esse sistema solucionará pelos próximos 20 anos um grave problema sanitário no município, que são as doenças relacionadas à ausência desse benefício sanitário, além de melhorar a qualidade da água, dos nossos rios e da barragem que já está sendo construída próxima à cidade, e que será fonte hídrica não só para o perímetro irrigado que ali será implantado, mas para consumo humano e animal de vários municípios da região”, destacou o superintendente.

Esta será a segunda etapa da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário do município. Em uma primeira etapa, a Codevasf implantou 23,7 mil metros de redes coletoras e interceptores e 1.444 unidades de ligações prediais, além da construção de duas estações elevatórias e de uma estação de tratamento de esgoto (ETE). Nessa primeira etapa, foram investidos aproximadamente R$ 8,2 milhões.

Mais saúde e qualidade de vida

As obras de esgotamento sanitário são uma das ações prioritárias da Codevasf no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba. O esgotamento sanitário traz uma série de benefícios como a melhoria das condições sanitárias locais, a conservação dos recursos naturais, a eliminação de focos de poluição.

“Essas obras de esgotamento sanitário não só vão acabar com a horrível cena de escoamento de esgoto pelas ruas da nossa cidade, mas também diminuirão os atendimentos nos nossos postos de saúde com problemas ocasionados por questões sanitárias. Dessa forma, a Codevasf está nos ajudando a estruturar o município de Jequitaí para receber da melhor forma possível os futuros irrigantes de um dos maiores perímetros irrigados do país”, disse o prefeito de Jequitaí, Julveci dos Santos Menezes.

Um sistema de esgotamento sanitário, com estações de tratamento, reduz os recursos aplicados no tratamento de doenças, uma vez que grande parte delas está relacionada à falta de uma solução adequada para esse problema. “O sistema de esgotamento sanitário serve para minimizar a ocorrência de doenças na população. Então, a cada um real gasto em saneamento você economiza quatro reais em saúde e isso melhora todos os índices da população em geral”, observa Rodrigo Marques Beneveli, chefe da Unidade das Ações de Revitalização da Codevasf.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/37-sistema-de-esgotamento-sanitario-implantado-pela-codevasf-em-jequitai-ira-beneficiar-mais-de-6-mil-pessoas.mp3