Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf participa do Projeto CNI Sustentabilidade
conteúdo

Notícias

Codevasf participa do Projeto CNI Sustentabilidade

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das participantes do Projeto CNI Sustentabilidade - um ciclo de debates que ocorre uma vez por ano e discute o uso racional e a conservação dos recursos naturais.
publicado: 24/10/2013 17h52, última modificação: 01/11/2022 14h21

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das participantes do Projeto CNI Sustentabilidade - um ciclo de debates que ocorre uma vez por ano e discute o uso racional e a conservação dos recursos naturais.

Lançado nesta quinta-feira (24), no Rio de janeiro, pela Confederação Nacional da Indústria, o tema desta primeira edição é Água: oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Brasil. Segundo o coordenador nacional do programa Água Para Todos, Carlos Hermínio de Aguiar, que representa a Codevasf no evento, é importante a participação da empresa por ela ser fomentadora da agroindústria, com a agricultura irrigada. “A água é uma discussão mundial. Este evento é uma grande oportunidade de debater sobre os desafios e as oportunidades para a gestão da água, em seus múltiplos usos: irrigação, indústria e abastecimento humano”, ressaltou.

Com a iniciativa, a indústria renova o compromisso com o governo e com a sociedade de trabalhar em conjunto pelo crescimento econômico do Brasil, pela inclusão social produtiva e conservação dos recursos naturais, de acordo com a CNI.


Redução de custos - Com objetivo de ajudar as empresas, a CNI traduziu para o português uma ferramenta gratuita de gerenciamento de água, desenvolvida nos Estados Unidos em 2011 e usada pelas 200 maiores multinacionais. Trata-se da Aqua Guage, ou “medidor de água”, em tradução livre, que ajuda as empresas na avaliação, gestão de riscos hídricos e promoção de práticas sustentáveis. Por meio de preenchimento de planilhas Excel, a empresa consegue acompanhar o consumo no processo e os custos. Com isso, pode, por exemplo, identificar desperdícios e adotar medidas para o uso mais eficiente da água. O manual está disponível na página da CNI Sustentabilidade, no site: http://www.portaldaindustria.com.br

Na abertura do CNI Sustentabilidade, foi também lançado o catálogo dos Representantes da Indústria nos Colegiados de Recursos Hídricos. Na lista há os nomes de todos os representantes da indústria que participam de comitês responsáveis pela aprovação dos valores a serem cobrados pelo uso da água. A estratégia é alinhar e qualificar o posicionamento do setor industrial sobre o gerenciamento de recursos hídricos.

Dados no Brasil

No Brasil, a cada segundo, são retirados 2,3 milhões de litros de água dos rios. Desse total, a indústria usa 403 mil litros (17%) na fabricação de produtos como bebidas, cosméticos e alimentos, em operações de lavagem ou na geração de energia. Mesmo assim, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a indústria devolve para a natureza 79% do total captado.

Água para Todos

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, ao qual a Codevasf é vinculada. Uma de suas metas é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até o fim de 2014 – deste montante, a Codevasf deverá instalar 160 mil. Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento.

A indicação dos beneficiários do programa é responsabilidade de Comitês Gestores Municipais, compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal. Os comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias residentes em áreas rurais, em situação de extrema pobreza ou pobreza, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140,00 e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária também podem ser beneficiados, mesmo que possuam renda per capita familiar superior a R$140,00.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/36-codevasf-participa-de-projeto-para-discutir-conservacao-dos-recursos-naturais.mp3