Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Rede de monitoramento otimizará trabalho de revitalização das bacias
conteúdo

Notícias

Rede de monitoramento otimizará trabalho de revitalização das bacias

A Codevasf e a Agência Nacional de Águas (ANA) firmaram um acordo de cooperação técnica visando integrar e modernizar o monitoramento hidrometeorológico das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba. O assunto foi apresentado aos técnicos da Companhia no dia 12 de abril, em Brasília (DF), pelo gerente de Planejamento da Rede Hidrometeorológica da ANA, Fabrício Vieira Alves. A reunião também contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
publicado: 24/04/2012 15h15, última modificação: 01/11/2022 14h15

A Codevasf e a Agência Nacional de Águas (ANA) firmaram um acordo de cooperação técnica visando modernizar o monitoramento hidrometeorológico das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba. O assunto foi apresentado aos técnicos da Companhia no dia 12 de abril, em Brasília (DF), pelo gerente de Planejamento da Rede Hidrometeorológica da ANA, Fabrício Vieira Alves. A reunião também contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Essa rede é responsável pela coleta de indicadores de impactos resultantes de ações de revitalização ambiental executadas pelo governo e sociedade civil (já implementadas ou em fase de implementação). A Codevasf, através desse acordo de cooperação técnica firmado com a ANA, destinou equipamentos, previstos na carteira de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sob sua gestão, no valor de R$ 2.013.670,83, para a agência reguladora modernizar e implantar a rede hidrometeorológica situada nessas duas bacias.

A Codevasf está responsável pelas ações de controle de poluição dos corpos d'águas das bacias, provenientes de esgotos (sanitários e industrial), resíduos sólidos (lixo) e processos erosivos gerados pelo uso inadequado de terrenos postados em planos adjacentes aos corpos d'águas. Esse trabalho se dá por meio de implantação de sistemas de esgotamento sanitário; consórcios de coleta, tratamento e gestão de resíduos; e recuperação e controle de processos erosivos de áreas degradadas.

A rede hidrometeorológica irá, portanto, coletar informações básicas de qualidade de água (física, química e biológica), no decorrer do ano, em locais representativos onde estão sendo implementadas as  referidas ações de revitalização, para avaliação dos níveis de eficácia dos trabalhos.