Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Codevasf apresenta o Água para Todos em Paulo Afonso, na Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta o Água para Todos em Paulo Afonso, na Bahia

Foi realizada em Paulo Afonso, no norte da Bahia, uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentação e implantação do Programa Água para Todos. Na abertura do evento o Superintendente Regional da Codevasf, Emanoel Lima, afirmou que “a companhia quer estar junto dos municípios para que assim possamos fortalecer a relação de parceria entre o poder publico e a sociedade civil organizada”.
publicado: 24/04/2012 10h24, última modificação: 01/11/2022 14h15

Foi realizada em Paulo Afonso, no norte da Bahia, uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentação e implantação do Programa Água para Todos (PAPT). Na abertura do evento, o superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, afirmou que “a companhia quer estar junto dos municípios para que assim possamos fortalecer a relação de parceria entre o poder publico e a sociedade civil organizada”.

Na ocasião, ele explicou em linhas gerais quais são os objetivos do governo federal, que através do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, está desenvolvendo este programa, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, cuja principal meta é universalizar o acesso e o uso da água para populações carentes residentes em comunidades rurais, por meio de cinco linhas diferentes: instalação de cisternas; pequenas barragens; poços tubulares; sistemas simplificados de abastecimento d’água; e de irrigação localizada.

O coordenador regional do PAPT, o técnico da Codevasf, Joselito Menezes, destacou em sua palestra aspectos gerais e específicos do Água para Todos, entre eles o objetivo de até 2014 instalar 750 mil cisternas, além de explicar as regras para as famílias poderem ser beneficiadas.

Para o vice-prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno, o advento do Programa será muito importante para diminuir os efeitos da seca que assola o município: “Não mediremos esforços quanto a esta parceria com o Governo Federal para melhorarmos as condições da população”. Segundo o vice-prefeito, atualmente as 67 associações rurais do município são abastecidas por caminhões-pipa.

Nesta semana uma equipe da 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro/BA, retornará a Paulo Afonso para orientar a formalização do Comitê Gestor Municipal, que será responsável pela fiscalização do PAPT, desde o cadastramento e capacitação das famílias até a instalação das cisternas e fiscalização do uso racional da água.

Participaram da audiência pública em Paulo Afonso representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, Governo do Estado (EBDA), além da sociedade civil (igrejas católica e evangélica), sindicato dos trabalhadores rurais, associações de produtores rurais e integrantes de movimentos sociais.