Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Projeto beneficia fruticultores
conteúdo

Notícias

Projeto beneficia fruticultores

Pequenos fruticultores de associações e cooperativas do norte da Bahia e instituições parceiras assinaram ontem (23), no auditório da Codevasf, em Juazeiro (6ª SR), o Acordo de Resultados do Projeto de Fruticultura do Vale do São Francisco.
publicado: 25/04/2008 11h25, última modificação: 01/11/2022 14h13

Pequenos fruticultores de associações e cooperativas do norte da Bahia e instituições parceiras assinaram ontem (23), no auditório da Codevasf, em Juazeiro (6ª SR), o Acordo de Resultados do Projeto de Fruticultura do Vale do São Francisco.


Classificado como um dos 10 APL’s prioritários do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e como um dos 5 arranjos produtivos prioritários do estado da Bahia, o APL de Fruticultura encontra condições favoráveis para o seu desenvolvimento, visto que o pólo Juazeiro(BA) – Petrolina (PE) é referência nacional em produção de frutas.


Rinaldo Moraes, líder de fruticultura do Sebrae-BA, apresentou o projeto, mostrando as ações que serão realizadas por cada parceiro, visando beneficiar cerca de 300 fruticultores das associações AFRUPEC, APROAC, APRAIII, APROV, MANGA BRASIL, APPIM, das cooperativas COOPERCUC, CAJ, COOPEBRAN, redes associativas, empresariais e grupos de comercialização coletiva, localizadas nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá e Casa Nova. “Os resultados da comercialização e o aumento de vendas por parte de algumas associações e cooperativas atendidas até 2007 demonstraram a capacidade empreendedora desses grupos que iremos continuar apoiando”, afirmou Moraes.


O presidente da associação Manga Brasil, Josival Nascimento, falou dos resultados obtidos através do Projeto Fruticultura de Juazeiro, onde a Codevasf instalou uma packing house para pequenos produtores do perímetro Maniçoba. “Tivemos grandes avanços. Comercializamos em 2007 mais de 2 mil toneladas de manga, das quais, 133 toneladas foram para o mercado europeu, por meio do Comércio Justo. Para o segundo semestre de 2008, já temos uma encomenda para a Europa de 30 containeres, o que equivale 600 toneladas de manga”, declarou Josival.


Esse Projeto é uma parceria entre Codevasf, Sebrae, Embrapa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Secti-BA, ACIAJ, Ibametro, Adab, Irpaa, Uneb, associações e cooperativas de produtores da região.


Visando o fortalecimento das organizações coletivas, o acesso a novos mercados e a adoção de práticas inovadoras, o Projeto pretende aumentar a receita de vendas dos produtores em 30% até o ano de 2010. O monitoramento será realizado através do Sistema de Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR), desenvolvido pelo Sebrae, que permite o acompanhamento, através da internet, no site www.sigeor.com.br.