Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Obras de esgotamento sanitário em Alagoas
conteúdo

Notícias

Obras de esgotamento sanitário em Alagoas

Uma equipe de técnicos da Codevasf em Alagoas visitou os municípios de Canapí, Olho D’água do Casado e Cacimbinhas, no sertão do estado, para anunciar o início das obras de esgotamento sanitário naquelas localidades
publicado: 01/04/2008 15h19, última modificação: 01/11/2022 14h13

Uma equipe de técnicos da Codevasf em Alagoas visitou os municípios de Canapí, Olho D’água do Casado e Cacimbinhas, no sertão do estado, para anunciar o início das obras de esgotamento sanitário naquelas localidades.

Na cidade de Canapí foi realizada uma reunião com a participação de representantes da comunidade, entre eles autoridades políticas e religiosas, agentes de saúde, professores e a imprensa regional. Na abertura do encontro foi exibido um vídeo institucional sobre as ações da Codevasf nos vales do São Francisco e do Parnaíba. Em seguida o superintendente regional da Companhia em Alagoas, Antônio Nélson Oliveira de Azevedo fez uma apresentação sobre as realizações os governo federal através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e da Codevasf no estado, destacando o início das obras de esgotamento sanitário na cidade. O objetivo foi esclarecer a comunidade sobre os detalhes e as várias etapas dos serviços, a importância das obras e os benefícios que esta ação trará para a população da cidade. Segundo dados do IBGE, Canapí possui 17.793 habitantes, sendo que 10.676 pessoas residem na sede do município. O investimento é de R$ 4.134.930,00 e compreende a implantação de rede coletora, estações elevatórias e de tratamento de esgotos, ligações domiciliares e montagem de outros equipamentos

"Esta é uma obra que não é aparente, pois fica enterrada sob as ruas da cidade. Por isso é importante esta reunião, para que vocês divulguem esta ação e como formadores de opinião procurem conscientizar os demais sobre a importância desse trabalho, principalmente para o setor de saúde", afirmou o superintendente Antônio Nélson.

Já a reunião em Olho D’Água do Casado contou com a participação do representante da empreiteira executora das obras de esgotamento sanitário, e que já está se instalando no município. Durante a apresentação sobre os trabalhos na cidade, o superintendente Antônio Nélson solicitou ao representante da empresa que preferencialmente a mão-de-obra utilizada nos serviços fosse composta por pessoas da região. Em Olho D’Água do Casado cerca de 4.883 pessoas que moram na cidade serão beneficidas.

Na cidade de Cacimbinhas, onde o total de habitantes, segundo o IBGE é de 9.843 pessoas, mais de 5.906 serão atendidas pelo sistema de esgotamento sanitário.

Outras cidades também serão beneficiadas, entre elas Canapí, Craíbas, Batalha, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Piaçabuçu, Santana do Ipanema, Penedo e Feliz Deserto. Em algumas delas as obras já estão em andamento, ou devem começar em breve. Os investimentos em esgotamento sanitário previstos até 2010 pelo governo federal chegam a mais de 105 milhões de reais só em Alagoas.