Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Diretor da Embrapa visita CERAQUA-SF
conteúdo

Notícias

Diretor da Embrapa visita CERAQUA-SF

O diretor executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, esteve em Alagoas para uma visita técnica. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Codevasf na região do Baixo São Francisco. Além de reunião com parceiros e de percorrer projetos de irrigação, o dirigente esteve no CERAQUA-SF
publicado: 22/02/2008 15h52, última modificação: 01/11/2022 14h13

O diretor executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, esteve em Alagoas para uma visita técnica. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Codevasf na região do Baixo São Francisco. Além de reunião com parceiros e de percorrer projetos de irrigação, o dirigente esteve no Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco (CERAQUA-SF), em Porto Real do Colégio. O visitante foi recebido na cidade de Penedo pelo superintendente da Codevasf, Antônio Nélson Oliveira de Azevedo.

A programação da visita começou com uma reunião na Superintendência Regional da Codevasf em Penedo. Participaram do encontro representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Sebrae, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), da Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI), além de funcionários da Embrapa e da Codevasf.

Em seguida, o diretor e a comitiva seguiram para o município de Igreja Nova, onde conheceram um lote de arroz irrigado em consórcio com peixes nativos. José Geraldo conversou com os agricultores Antônio Santos, Carlos Lacerda e Manoel Mateus, que disseram estar satisfeitos com os resultados obtidos nesta safra. Segundo Antônio Santos, ele conseguiu em um dos seus lotes uma produtividade igual a 12 toneladas por hectare.

À tarde, o diretor conheceu a Estação de Piscicultura do Itiúba, onde está localizado o CERAQUA-SF. O coordenador do Centro, Eduardo Jorge de Oliveira Motta, fez uma palestra explicando os detalhes do planejamento, instalação e funcionamento do local.

No final do encontro, o diretor José Geraldo disse estar satisfeito com o que viu em Alagoas. "Fiquei impressionado. No CERAQUA-SF, existe gente qualificada, uma excelente infra-estrutura com laboratório, ótimas instalações e um bom serviço de comunicação, o que torna esse Centro um exemplo para todo o Nordeste. Devemos investir neste Centro, pois ele é um gerador de tecnologia", ressaltou. O diretor salientou ainda a importância do trabalho feito por meio da parceria entre as duas empresas, citando os bons resultados obtidos na mesma área com a criação de um Centro de Maricultura no Delta do Parnaíba, no Piauí, onde Embrapa e Codevasf trabalham juntas.

Dois pesquisadores da área de aqüicultura da Embrapa prestam serviços no CERAQUA-SF, o que para o superintendente da Codevasf "é uma demonstração de que as parcerias funcionam bem, e os resultados estão aí para comprovar". O diretor da Embrapa encerrou o encontro agradecendo aos representantes das entidades presentes.