Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Conservação de matas ciliares
conteúdo

Notícias

Conservação de matas ciliares

A Codevasf promove, em Aracaju, hoje (13), o Seminário Técnico sobre Conservação de Matas Ciliares. No evento, serão discutadas as ações do Programa de Revitalização do rio São Francisco em Sergipe, no sentido da recurepação das matas ciliares
publicado: 13/03/2008 14h02, última modificação: 01/11/2022 14h13

A Codevasf promove, em Aracaju, hoje (13), o Seminário Técnico sobre Conservação de Matas Ciliares. No evento, serão discutadas as ações do Programa de Revitalização do rio São Francisco em Sergipe, no que diz respeito a recuperação das matas ciliares. Além da Codevasf, participam do encontro representantes dos órgãos de fiscalização no estado, como Adema (Administração Estadual de Meio Ambiente), Ministério Público Federal e Estadual, Sebrae, Ibama, Incra, Instituto Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Embrapa, Instituto Bioterra e ONGs ligadas ao tema.

No seminário, serão apresentados os resultados do Projeto Doces Matas referentes ao período de 2006 a 2007, quando a Codevasf aplicou mais de R$ 400 mil. Na oportunidade, será discutido o direcionamento das ações para o biênio 2008-2010, onde já estão destinados para Codevasf recursos da ordem de R$ 300 mil oriundos do Ministério do Meio Ambiente.

O evento servirá para se debater formas de integrar ações em prol da revitalização do rio São Francisco, objetivando viabilizar a recuperação ambiental integrada à gestão ambiental das áreas de preservação permanente. "Esse seminário é a forma ideal para uniformizar conhecimentos e reduzir os problemas encontrados no campo, uma vez que alguns produtores preservam e outros desmatam. Dessa maneira, entendemos que esse evento irá alocar meios técnicos para melhorar a gestão entre os órgão de fiscalização e de recuperação ambiental, contribuindo de forma efetiva para conservação dos recursos hídricos na bacia do Velho Chico ", comenta o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, coordenador do Projeto Doces Matas.