Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Marrecas é destaque na revista Globo Rural
conteúdo

Notícias

Projeto Marrecas é destaque na revista Globo Rural

O projeto Comunitário de Irrigação de Marrecas, no município de São João do Piauí (PI), é o tema de uma das reportagens da revista Globo Rural de dezembro
publicado: 19/12/2007 14h03, última modificação: 06/10/2023 17h09


O projeto Comunitário de Irrigação de Marrecas, no município de São João do Piauí (PI), é o tema de uma das reportagens da revista Globo Rural de dezembro. Com o título “Uvas assentadas”, a matéria destaca a importância da ação patrocinada pela Codevasf, em parceria com o governo do estado do Piauí e a Associação dos Produtores Irrigantes de Marrecas (APIR). Na matéria, o presidente da Associação, Tomaz Ribeiro, ressalta as dificuldades enfrentadas pelo assentamento Marrecas no início da ocupação da área e as conquistas de qualidade de vida alcançadas com as intervenções no projeto por parte dos parceiros, destacando o trabalho da Codevasf.

A reportagem enfatiza o fato das famílias explorarem 22 hectares de fruticultura irrigada com diversas variedades, entre elas as uvas benitaka e Itália. Além disso, destaca que essa irrigação acontece sem gastos com energia elétrica, funcionando pela pressão do poço, antes jorrante, que após contenção feita com registros e tubulações, propiciou o abastecimento por adutora a uma distância de 7 km, levando água para chafarizes, bebedouros de animais e lavanderia.  

A matéria aborda ainda a importância do projeto estar inserido em uma região castigada do semi-árido piauiense e o resultado obtido já na primeira colheita, que alcançou médias de produtividade próximas às obtidas no pólo Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). De acordo com a reportagem, a iniciativa alavancou e implementou uma nova cadeia de comercialização, envolvendo o mercado local, municípios vizinhos, programa de compras direta do governo e consumidores finais. 

Leia a reportagem.