Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Plano da Bacia do Rio Salitre será atualizado
conteúdo

Notícias

Plano da Bacia do Rio Salitre será atualizado

Reunião na Codevasf/Juazeiro (BA) marca início dos trabalhos que irão definir as regras para a revisão e a atualização do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre
publicado: 15/08/2007 16h49, última modificação: 06/10/2023 17h09


Representantes de universidades, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, os órgãos públicos relacionados à gestão dos recursos hídricos e o Grupo de Trabalho do Plano de Bacia Hidrográfica do Salitre se reuniram, no auditório da Codevasf, em Juazeiro (BA), para traçar as regras que irão nortear a revisão e atualização do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

Nessa primeira oficina, foi iniciado o processo de elaboração do Termo de Referência que irá subsidiar o processo licitatório da empresa que fará os estudos sobre o diagnóstico atual da bacia do Salitre em termos de fauna, vegetação, recursos hídricos, qualidade da água, geologia e geomorfologia.

De acordo com a bióloga da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), Suely Lobo, os últimos estudos que geraram o Plano da Bacia do Salitre foram feitos em 1993. “Esta é a primeira reunião para que o Grupo de Trabalho conheça os estudos existentes e a situação da bacia para, a partir daí, ouvir as contribuições dos participantes e iniciar o termo de referência”, explicou ela.

A segunda etapa do processo será o prognóstico da bacia, que irá definir quais as ações que a população envolvida e o Comitê desejam que sejam realizadas na Bacia do Salitre. Isso inclui discussões sobre a recuperação das condições ambientais, enquadramento do corpo d´água e cobrança pelo uso da água. Somente então, serão estabelecidas as metas de atuação.

A abertura da oficina contou com a presença da superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Ana Angélica Almeida Lima, do coordenador de Planejamento de Recursos Hídricos da SRH, Luzinaldo Araújo Passos Júnior, da coordenadora de estratégias e gestão, Maria Aparecida Nunes, da bióloga Suely Lobo e da presidente do Comitê do Salitre, Josefa Borges de Souza Lima.

Um Plano de Bacia é como um plano diretor, ou seja, um instrumento de gestão do processo de planejamento participativo com objetivos e diretrizes para as ações a serem realizadas na Bacia do Salitre a curto, médio e longo prazos, visando seu desenvolvimento sustentável.

Salitre
A Bacia Hidrográfica do Salitre está situada no centro-norte do estado da Bahia, em uma região semi-árida, composta pelos municípios de Campo Formoso, Várzea Nova, Umburanas, Jacobina, Mirangaba, Morro do Chapéu, Juazeiro, Ourolândia, Sento Sé e Miguel Calmon. O principal rio da bacia é o Salitre, um dos afluentes do São Francisco, além dos rios Vereda da Caatinga da Moura, Rio Pacuí e Rio Escurial.