Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto Amanhã no Piauí
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã no Piauí

O Projeto Amanhã iniciou o ano com ações voltadas para o fortalecimento das Escolas Família Agrícola.
publicado: 02/02/2010 17h42, última modificação: 01/11/2022 14h12

O Projeto Amanhã iniciou o ano com ações voltadas para o fortalecimento das Escolas Família Agrícola (EFAs). A partir de um Convênio celebrado com a Fundação Santa Ângela, do Município de Pedro II, inserido no Território dos Cocais (PI), será possível beneficiar 250 jovens por meio da estruturação da ovinocaprinocultura como instrumento prático da pedagogia da alternância.

As metas foram: recuperação de aprisco de 200m², construção de 1.470m de cerca, implantação de um hectar de pastagem melhorada, implantação de sistema de reuso de água e aquisição de 35 matrizes caprinas, que já se encontram na Escola em regime de quarentena, para posteriormente serem introduzidas no restante do rebanho.

A Fundação Santa Ângela desenvolve atividades nas áreas de ensino fundamental, médio e técnico agrícola. Possui duas fazendas onde são produzidos suínos, aves, caprinos de corte e leite e produção de grãos e tubérculos. As atividades produtivas, além de fornecerem alimentos para os estudantes, servem de laboratório para atividades de ensino e também como suporte na realização de eventos para produtores da região.

Esse projeto está ajudando a desenvolver um modelo de produção de leite e de carne de caprinos em ecossistema da região semi-árida do Piauí, criando módulos para utilização em aulas e em cursos de extensão para os pais dos alunos e produtores rurais do município de Pedro II. Do mesmo modo, ajuda a estimular o uso de cabras para a produção de leite com o intuito de se promover a inclusão desse nutriente na dieta de crianças e jovens.