Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > Fenagri/2004 pronta para receber presidente Lula
conteúdo

Notícias

Fenagri/2004 pronta para receber presidente Lula

Depois de seis meses de preparativos, a Feira Nacional da Agricultura Irrigada, FENAGRI/2004, está pronta. O evento começa nesta quarta, 10, e vai até o dia 13 de novembro, no Centro de Convenções de Petrolina. No dia 11, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues chegam em Petrolina, aproximadamente, às 15h.
publicado: 08/11/2004 16h00, última modificação: 01/11/2022 14h00

Depois de seis meses de preparativos, a Feira Nacional da Agricultura Irrigada, FENAGRI/2004, está pronta. O evento começa nesta quarta, 10, e vai até o dia 13 de novembro, no Centro de Convenções de Petrolina. No dia 11, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues chegam em Petrolina, aproximadamente, às 15h.

Lula inaugura a nova pista do aeroporto indústria , visita e fabrica de Biodiesel na Termoelétrica de Petrolina e depois segue para FENAGRI, onde participa das atividades. A feira também recebe delegações estrangeiras, a exemplo, da Itália, Espanha, EUA, além de outros países.

Promovida pela Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros do Vale do São Francisco (Valexport) e Prefeitura Municipal de Petrolina, a FENAGRI/2004 vai movimentar em torno de R$ 15 milhões apenas nas Rodadas de Negócios. Vinte empresas âncoras nacionais e estrangeiras farão as negociações com mais de 80 empresas flutuantes, ligadas ao agronegócio.

Participam da feira produtores rurais, companhias de navegação, empresas de defensivos agrícolas, irrigação, embalagens e logística, bancos oficiais e vinícolas, além de instituições como Codevasf, Secretarias de Agricultura de PE e BA, Embrapa, Infraero e Sebrae.

A infra-estrutura da FENAGRI/2004 foi montada com 350 estandes, numa área de 20 mil metros quadrados, que será inaugurada com a feira e vai atender a um público de aproximadamente 50 mil pessoas. O Pátio de Eventos é um novo espaço dentro da reforma do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho e vai abrigar feiras e festas tradicionais, a exemplo do São João.

Na programação da feira acontece o Fórum Internacional de Logística e Fruticultura onde serão debatidos entre outros temas, a implantação da Biofábrica Moscamed - sustentabilidade da fruticultura brasileira. Quem fala sobre este tema é o professor da USP, Aldo Malavasi, que vai mostrar os benefícios da técnica do inseto estéril, utilizada em 28 países.

A fábrica será implantada no distrito industrial de Juazeiro/BA, com início de produção previsto para 2005. O Fórum também trás temas como o desenvolvimento econômico e social e infra-estrutura aeroportuária com a participação do presidente da Infraero, Carlos Wilson e o diretor comercial da instituição, Fernando Brendaglia de Almeida, a modernização da aduana, com palestra de Ronaldo Medina, da Secretaria da Receita Federal; aeroporto como promotor de desenvolvimento urbano, palestra de John Kasarda, da Universidade North-Carolina, EUA, as perspectivas do mercado asiático para frutas frescas, ministrado por Gilson Consenza, assessor de assuntos internacionais do Ministério da Agricultura; cultivos alternativos para as áreas irrigadas do Nordeste brasileiro, dirigida por Gabriel Maciel, secretário de Agricultura/PE e a expansão da vitivinicultura no Vale do São Francisco, com palestra de José Gualberto de Almeida, presidente da Valexport.

Para o coordenador geral da feira, Alberto Galvão, a FENAGRI/2004 vai consolidar e ampliar os novos projetos de exportação dos produtos do Vale do São Francisco. “Este evento vai mostrar o nível de profissionalismo e a potencialidade da região”, confirma Galvão.

Ainda fazem parte das atividades da feira, visitas técnicas em áreas de irrigação e produção de frutas e vários mini-cursos. O site oficial www.fenagri.com.br contém outras informações.