Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Segurança Hídrica > Infraestrutura Hídrica > Canais e Adutoras > Projeto São Francisco – Pisf
conteúdo

Projeto São Francisco – Pisf

por Codevasf publicado 25/08/2023 14h59, última modificação 25/08/2023 15h22

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf), maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, tem como objetivo levar água a 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra é um percurso que leva à geração de emprego e promove a inclusão social.

O empreendimento visa proporcionar oferta de água para consumo humano, atividades agrícolas e industriais. No total, os dois canais principais de transferência de água — Eixo Norte e Eixo Leste — têm 477 quilômetros de extensão. A obra engloba a construção de quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios.

As infraestruturas do projeto integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas Açu e Apodi (CE/RN/PB) por meio de canais, estações de bombeamento e adução. Também inclui a infraestrutura hídrica por ramais associados que envolvem canais, túneis, aquedutos, estações de bombeamento, linhas de recalque, estrutura de deságue, barramentos, estruturas de controle e derivação. 

Operadora Federal do Projeto São Francisco — Pisf

Desde 14 de março de 2014, por meio do Decreto nº 8.207/2014, a Codevasf é a Operadora Federal do Pisf, com a missão de exercer as funções necessárias à operacionalização e à manutenção dos eixos principais do sistema.

Enquanto operadora, a Companhia tem como atribuição a elaboração do Plano de Gestão Anual (PGA), instrumento específico de ajuste contratual com as operadoras estaduais. O documento contém:

  • condições e padrões operacionais para o período,
  • vazões contratadas,
  • tarifas a serem praticadas,
  • mecanismos de pagamento e garantias,
  • sistemática de alocação das vazões excedentes (não contratadas) e as demais metas a serem cumpridas,
  • incentivos e penalidades.

Confira mais informações sobre o Projeto São Francisco e andamento da obra na página do MIDR.