Projeto Hidroagrícola Jequitaí (MG)
O Governo Federal promoveu, em 15 de junho de 2022, no município de Francisco Dumont (MG), audiência pública para apresentar os estudos e a modelagem de concessão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí (MG). O Projeto consiste na implantação de duas barragens de usos múltiplos no rio Jequitaí, além de sistemas que permitam a irrigação de áreas, a regularização da vazão do rio São Francisco, a reserva de água para abastecimento em 19 municípios e a geração de cerca de 20 MW de energia, entre outros benefícios.
O empreendimento permitirá o desenvolvimento da agricultura irrigada em aproximadamente 35 mil hectares, no Norte de Minas Gerais, além de diversas outras atividades econômicas, em áreas como turismo, lazer e piscicultura. Localizado na região do Médio São Francisco, o projeto beneficiará 147 mil pessoas. Os benefícios proporcionados pelo Projeto incluem a geração de 84 mil empregos (35 mil são diretos e 49 mil indiretos), a perenização do rio Jequitaí e a regularização da vazão do rio São Francisco em 35 m³/s.
Qualificação para o PPI
O Projeto Jequitaí foi um dos sete empreendimentos do setor hidroagrícola e de irrigação qualificados para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em abril deste ano, por meio do Decreto nº 11.041/2022. Os projetos devem ampliar a produção agrícola irrigada, além de servir ao abastecimento de água e à geração de energia — e assim promover desenvolvimento econômico e social na região Nordeste e no Norte de Minas Gerais. Os projetos demandam investimentos de R$ 2,5 bilhões para viabilizar a irrigação de 114 mil hectares, distribuídos em seis estados. As parcerias com a iniciativa privada permitirão a retomada da implantação desses empreendimentos, a incorporação de novas tecnologias e a busca por mais produtividade.
Acesse:
Documentos sobre o Projeto Hidroagrícola Jequitaí
(abre numa nova janela)
Relatório de Consulta Pública — Agosto/2022
(abre numa nova janela)