Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Presidente da Codevasf entrega certificados a jovens do Projeto Amanhã em Alagoas
conteúdo

Notícias

Presidente da Codevasf entrega certificados a jovens do Projeto Amanhã em Alagoas

Jovens rurais de Alagoas que participaram da última turma do curso de Tratorista e Manutenção de Máquinas Agrícolas, ofertada no mês de outubro deste ano pelo Projeto Amanhã da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), receberam seus certificados de capacitação das mãos da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.
publicado: 01/12/2016 11h01, última modificação: 01/11/2022 14h36

Turma de quinze alunos concluiu capacitação de 40 horas em Tratorista e Manutenção de Máquinas Agrícolas e novo curso foi iniciado esta semana

Jovens rurais de Alagoas que participaram da última turma do curso de Tratorista e Manutenção de Máquinas Agrícolas, ofertada no mês de outubro deste ano pelo Projeto Amanhã da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), receberam seus certificados de capacitação das mãos da presidente da Companhia, Kênia Marcelino. A solenidade de certificação foi realizada nesta quinta-feira (30) na Unidade de Capacitação do Projeto Amanhã em Itiúba, zona rural do município de Porto Real do Colégio (AL).

“Parabéns a todos que concluíram o treinamento”, disse a presidente da Codevasf, que cumpre até sexta-feira (02/12) uma extensa agenda em Alagoas. “Desejamos a todos vocês, a partir de agora, inserção no mercado de trabalho, ou que criem novas possibilidades para aumento da renda de suas famílias”, destacou.

“O curso nos deu ensinamentos que vamos levar por toda a vida”, disse o jovem José Jackson Feitosa, do povoado de Girau do Itiúba. “Espero ter uma oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos”, afirmou, acrescentando que pretende também realizar capacitação em Informática via Projeto Amanhã logo que a chance surja.

Desenvolvimento regional

O Projeto Amanhã é uma iniciativa social da Codevasf que incentiva a permanência dos jovens no campo por meio da qualificação profissional. Os novos operadores de máquinas agrícolas passaram por 40 horas de capacitação sob orientação do instrutor Carlos Alberto Santos, que também é técnico agrícola da Codevasf em Alagoas e responsável pela Unidade de Capacitação do Projeto Amanhã em Itiúba.

trator“Esses futuros profissionais deverão ser absorvidos pela região. Temos muitos jovens que trabalham não somente aqui, mas em outras regiões, após os cursos”, observa Santos.

“O conhecimento é um dos principais insumos do desenvolvimento regional. A agricultura está cada vez mais mecanizada. A modernização do campo segue a pleno vapor, e esses jovens precisam estar preparados para assumir postos de trabalho. Por meio do Projeto Amanhã, a Codevasf busca localizar a demanda por capacitação e cumprir sua missão de formar jovens rurais para o trabalho no local em que nasceram, sem necessidade de sair do campo”, frisa o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo.

Prestigiaram também a entrega de certificados do Projeto Amanhã o coordenador do distrito de irrigação do projeto Itiúba, João Roque, o prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Borges, agricultores irrigantes do Itiúba, além de gerentes e técnicos da Codevasf.

Nova turma

Na última terça-feira (29) a Codevasf de Alagoas deu início a uma nova turma de capacitação, desta vez sobre Princípios Básicos de Aquicultura, beneficiando cerca de 30 jovens de Porto Real do Colégio. As aulas teóricas estão sendo realizadas no auditório do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba.

Neste ano, o Projeto Amanhã em Alagoas concluiu ainda uma turma de capacitação em informática básica e um curso anterior de tratorista e manutenção de máquinas agrícolas.

peixeAs capacitações são gratuitas e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional, as quais estão sempre relacionadas com atividades produtivas - em especial às áreas de apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, fruticultura e agricultura familiar -, uma vez que esses segmentos estão inseridos nas atividades finalísticas da Codevasf.

Por meio do Projeto Amanhã também são promovidas capacitações ligadas à economia criativa - como artesanato, corte e costura, informática -, além de palestras, campanhas e seminários.

Para obter mais informações sobre os cursos ofertados pelo Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas e acerca dos critérios para participação, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (82) 3551-9468 e 3551-9462 nos horários de 08h às 12h e de 13h30 às 17h30.

Veja fotografias: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157674871154572

Ouça os depoimentos reproduzidos no texto: https://soundcloud.com/codevasf/presidente-da-codevasf-fala-da-importancia-do-projeto-amanha?in=codevasf/sets/presidente-da-codevasf-entrega