Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Morre ex-presidente da Codevasf Airson Bezerra Lócio
conteúdo

Notícias

Morre ex-presidente da Codevasf Airson Bezerra Lócio

Faleceu ontem (18), em Recife (PE), o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Airson Bezerra Lócio, aos 80 anos. Natural de Bodocó (PE), no Sertão do Araripe, Lócio presidiu a empresa por quase 12 anos, de abril de 1991 a fevereiro de 2003.
publicado: 19/04/2016 10h55, última modificação: 01/11/2022 14h36

Faleceu ontem (18), em Recife (PE), o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Airson Bezerra Lócio, aos 80 anos. Natural de Bodocó (PE), no Sertão do Araripe, Lócio presidiu a empresa por quase 12 anos, de abril de 1991 a fevereiro de 2003.

Formado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Olinda, Airson Lócio deu uma grande contribuição ao Vale do São Francisco como presidente da Codevasf. Durante sua gestão foram implantados e colocados em operação pela Companhia importantes projetos de irrigação na região, como Nupeba (BA), Mirorós (BA), Barreiras Norte (BA) e Riacho Grande (BA), além de iniciar estudos para implantação de outros projetos, como Canal do Sertão Alagoano (AL), Canal do Sertão Pernambucano (PE), Salitre (BA), Baixio de Irecê (BA) e Pontal (PE).

Na área de irrigação, ele também contribuiu com o segmento ao criar e fortalecer os distritos de irrigação e incentivar as técnicas de convivência com a seca com projetos de pequena irrigação e sistemas simplificados de abastecimento de água, principalmente em municípios do Submédio São Francisco, e construção de barragens. À frente da Codevasf, Lócio também incentivou a exportação de frutas produzidas no vale do São Francisco e promoveu divulgação do LOCIOpotencial da região em diversos eventos internacionais.

“Conheci Lócio e convivi com ele na época em que eu era deputado federal. Tratei com ele pessoalmente sobre diversos assuntos do Piauí quando a superintendência da Codevasf foi criada no estado", afirmou o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, lamentando o falecimento. Foi durante a gestão de Lócio, em 2000, que a Codevasf teve sua área de atuação ampliada para a bacia do rio Parnaíba, atuando nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Além de presidir a Codevasf por mais de uma década, Lócio também foi auditor da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco; atuou como secretário de Agricultura do estado e presidiu a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Lócio era casado com Lucy Lócio e deixa cinco filhos: Anne Katia, Fernando, Flávio, Rodolfo e Ricardo.

O corpo do ex-presidente da Codevasf está sendo velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE), onde será cremado às 15 horas desta terça-feira (19).

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157665040964623

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf