Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Exposição fotográfica na Codevasf em Juazeiro (BA) retrata biodiversidade da Caatinga
conteúdo

Notícias

Exposição fotográfica na Codevasf em Juazeiro (BA) retrata biodiversidade da Caatinga

A biodiversidade da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, está sendo retratada em uma exposição fotográfica na 6ª Superintendência da Codevasf, em Juazeiro (BA). Com o tema "A Fauna da Caatinga", a mostra, que está aberta à visitação durante todo o mês de julho, foi organizada por cinco funcionários da Companhia: os engenheiros André Knifis, Belquior Carlini, Bruno Rocha, Carlos Alberto Moreira, e o técnico em edificações Tiago Crateús.
publicado: 08/07/2016 11h30, última modificação: 01/11/2022 14h36

A biodiversidade da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, está sendo retratada em uma exposição fotográfica na 6ª Superintendência da Codevasf, em Juazeiro (BA). Com o tema "A Fauna da Caatinga", a mostra, que está aberta à visitação durante todo o mês de julho, foi organizada por cinco funcionários da Companhia: os engenheiros André Knifis, Belquior Carlini, Bruno Rocha, Carlos Alberto  Moreira, e o técnico em edificações Tiago Crateús.

As fotos foram produzidas pelo grupo desde 2014, durante serviços de campo, e, a princípio, tinham como objetivo registrar as singularidades do bioma. As ideias tornaram-se mais concretas, e os técnicos perceberam que, com o acervo, poderiam fazer um trabalho de educação ambiental. "Muitas pessoas ficaram surpresas com as fotos, pois não conheciam a biodiversidade desse bioma”, destaca o engenheiro André Knifis.

 A iniciativa dos técnicos da Codevasf resultou na premiação internacional do Dryland Champpions, que é um programa destinado a homenagear pessoas, organizações e/ou empresas que executam ações práticas que possam garantir a preservação, o apoio, a conscientização e a proteção sustentável da terra.

“Ficamos muito contentes com o resultado. Na verdade, não esperávamos por essa premiação. O Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba, executado pela Codevasf, tem contribuído bastante para a preservação do ecossistema. Não vamos parar por aqui, temos muitos projetos pela frente", pontua, com entusiasmo, o engenheiro Belquior Carlini.

A exposição "A Fauna da Caatinga" pode ser visitada até o final deste mês de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, situada  Av. Comissão do Vale do São Francisco, s/n - Bairro Piranga.

Biodiversidade - A Caatinga ocupa 11% do território nacional e reúne uma população de 27 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes, 221 de abelhas e  591 de aves, inclusive, algumas ameaçadas de extinção, como a ararinha- azul, endêmica da região.

Fotografia: https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157670139282851/with/28172542165/

Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf