Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Codevasf leva ensinamentos de piscicultura a jovens rurais de Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf leva ensinamentos de piscicultura a jovens rurais de Alagoas

“Piscicultura básica” é o tema da capacitação que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai ministrar, no âmbito do Projeto Amanhã, para uma turma de 30 jovens rurais a partir do dia 21 de novembro no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, situado dentro do projeto público de irrigação Itiúba no município de Porto Real do Colégio, semiárido de Alagoas.
publicado: 10/11/2016 17h01, última modificação: 01/11/2022 14h36

Novo curso do Projeto Amanhã, para 30 alunos, começa no próximo dia 21 em Porto Real do Colégio com aulas teóricas e práticas de campo

“Piscicultura básica” é o tema da capacitação que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai ministrar, no âmbito do Projeto Amanhã, para uma turma de 30 jovens rurais a partir do dia 21 de novembro no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, situado dentro do projeto público de irrigação Itiúba no município de Porto Real do Colégio, semiárido de Alagoas.

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas de campo, com um conteúdo programático que abrange desde a história da piscicultura no Brasil até noções de como propagar espécies de interesse comercial, passando por pesquisa de mercado, principais espécies para cultivo, qualidade da água em viveiros, alimentação, despesca e doença de peixes, entre outros temas.

“O curso do Projeto Amanhã sobre piscicultura básica permitirá aos jovens ter noções de biologia das espécies, manejo, nutrição, entre outros assuntos, gerando conhecimento para que os jovens possam auxiliar seus familiares nas unidades de criação de peixes em tanques-redes ou viveiros escavados”, destaca o chefe da Unidade de Pesca e Aquicultura da Codevasf, Leonardo Sampaio.

“Isso permite que a atividade seja bem sucedida e que possa, além de ser uma fonte de segurança alimentar com uma proteína de alta qualidade, também tornar-se alternativa viável de renda para a família”, acrescenta.

De acordo com a coordenadora regional do Projeto Amanhã na Codevasf em Alagoas, Carla Pinheiro, o curso responde a uma demanda do Baixo São Francisco – “região onde a aquicultura é uma atividade econômica de grande relevância”, destaca.

Operação de máquinas

Na última sexta-feira (04) o Projeto Amanhã concluiu em Alagoas mais uma turma do curso de Operação de Máquinas Agrícolas, cujo objetivo é inserir jovens rurais no mercado de trabalho levando em consideração a mecanização agrícola dos dias de hoje.

“Somos filhos de pequenos agricultores aqui de Porto Real do Colégio. Nunca havíamos tido oportunidade de nos capacitarmos. Por isso, o Projeto Amanhã é tão importante para nossa região e para nosso conhecimento. Não temos condições de pagar um curso desses com 40 horas de treinamento”, disse Jackson Feitosa, um dos alunos do curso.

tratorEle afirmou que pretende retornar à Unidade de Capacitação do Projeto Amanhã em Porto Real do Colégio para participar de novas capacitações voltadas a jovens de áreas rurais atendidas pela Codevasf. “Eu faço questão de fazer outros cursos, como o de Informática. Quando participamos desses cursos, o objetivo principal é o conhecimento. Nos dedicamos ao máximo com o intuito de, futuramente, conseguir um trabalho remunerado”, destacou.

Outro jovem que também concluiu a turma do curso de Operação de Máquinas Agrícolas foi Eduardo França, morador do povoado Girau do Itiúba, na zona rural do município de Porto Real do Colégio. “A ideia é que usemos os conhecimentos para trabalhar na região, pois aqui esses equipamentos são muito utilizados, o que faz com que as possibilidades de trabalho sejam grandes. Temos aqui muitas plantações de arroz e milho”, declarou.

Teoria e prática

Segundo o técnico agrícola da Codevasf Carlos Alberto Santos, responsável pela Unidade de Treinamento do Projeto Amanhã do Perímetro Itiúba, em Porto Real do Colégio, o curso tem como objetivo capacitar os jovens para operação de máquinas agrícolas e de implementos como a roçadeira, utilizada para limpeza da vegetação, e a grade aradora, usada no preparo do solo. Para isso, a capacitação foi dividida em atividades teóricas e práticas.

Para ele, as capacitações do Projeto Amanhã abrem perspectivas de inserção dos jovens no mercado de trabalho, o que traz uma imensa satisfação como empregado da Codevasf. “Esses futuros profissionais deverão ser absorvidos pela região. Temos muitos jovens que trabalham não somente aqui, mas em outras regiões após os cursos. Estou aqui há 37 anos e quero que um dia estes jovens estejam aqui. Tento passar para eles o que não tive como orientação profissional e me sinto feliz em fazer isso”, revelou o técnico agrícola da Codevasf.

A coordenadora regional do Projeto Amanhã na Codevasf em Alagoas, Carla Pinheiro, informou que outras capacitações estão sendo planejadas para a unidade de Porto Real do Colégio como forma de preparar os jovens rurais para o trabalho.

“O conhecimento é um dos principais insumos para o processo de desenvolvimento regional. A agricultura está cada vez mais mecanizada. O processo de modernização está em pleno vapor no campo e esses jovens precisam estar preparados para assumirem esses postos de trabalho e a Codevasf pretende, por meio do Projeto Amanhã, localizar essa demanda por capacitação e cumprir sua missão de formar jovens rurais para o trabalho no local em que nasceram, sem necessidade de sair do campo”, frisa o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo.

Projeto Amanhã

A finalidade do Projeto Amanhã, uma iniciativa social da Codevasf, é fomentar a organização e a capacitação de jovens rurais na faixa dos 14 aos 26 anos que estejam regularmente matriculados em instituições formais de Educação, propiciando-lhes qualificação e preparação para o primeiro emprego com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e industriais.

amanhãAs capacitações são gratuitas e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional, explica a coordenadora do projeto na Codevasf, Maria da Conceição da Silva. “Valorizamos os anseios e vocação dos jovens, respeitando sua cultura e tradições e considerando os aspectos sociais e econômicos. Assim, áreas como apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, fruticultura e agricultura familiar são alvos do projeto, uma vez que contribuem para que esses jovens dêem seguimento e agreguem valor às atividades naturalmente praticadas por suas famílias”, acrescenta.

Conceição destaca que o Projeto Amanhã tem também se voltado para a economia criativa, oferecendo capacitações em artesanato, corte e costura e inclusão digital, entre outras atividades.

Para mais informações sobre as capacitações ofertadas pelo Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas, os interessados podem entrar em contato com a Codevasf pelos telefones (82) 3551-9468 e 3551-9462.

Ouça notícias da Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Veja fotografias: https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157674871154572/with/30894936995/