Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Codevasf em Minas Gerais reforça combate ao mosquito Aedes Aegypti
conteúdo

Notícias

Codevasf em Minas Gerais reforça combate ao mosquito Aedes Aegypti

Um arrojado mutirão no combate ao mosquito aedes aegypti, que vai desde a caça dos mesmos em locais possíveis focos criadouros até a realização de palestras técnicas para os funcionários, está mobilizando todos os servidores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf em Minas Gerais, desde a última sexta-feira, 29. Essa iniciativa, coordenada pelo superintendente da Companhia no Estado, Dimas Rodrigues, é em atendimento à mobilização nacional da Administração Pública Federal, determinada pela presidente Dilma Rousseff.
publicado: 02/02/2016 16h57, última modificação: 01/11/2022 14h36

Um arrojado mutirão no combate ao mosquito aedes aegypti, que vai desde a caça dos mesmos em locais possíveis focos criadouros até a realização de palestras técnicas para os funcionários, está mobilizando todos os servidores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(Codevasf) em Minas Gerais, desde a última sexta-feira (29). Essa iniciativa, coordenada pelo superintendente da Companhia no Estado, Dimas Rodrigues, é em atendimento à mobilização nacional da Administração Pública Federal, determinada pela presidente Dilma Rousseff.

As ações que estão sendo realizadas atingirão todos os escritórios de apoio; unidades descentralizadas; distritos e perímetros de Irrigação; associações de produtores nos perímetros irrigados; e, através dos municípios, obras em execução pela Codevasf, inclusive as de saneamento básico.

Na sede da superintendência regional localizada em Montes Claros, onde o trabalho de combate ao mosquito já vinha sendo feito de forma sistemática, através da limpeza e organização das suas dependências, as ações foram intensificadas com a realização de um grande mutirão para verificar a eficácia das medidas adotados até então, bem como a eventual necessidade de adoção de outros procedimentos. Foram verificadas pelas equipes de fiscalização no combate ao mosquito, a situação das telas em bueiros e canaletas de escoamento de água, já colocadas há mais de três meses, quando consideradas em boas condições de atendimento ao proposto.

De acordo com plano regional da campanha de combate ao mosquito aedes aegypti, elaborado pela gerência de administração da Codevasf em Minas e já iniciado desde a semana passada, serão executadas durante esta semana as seguintes ações: varredura geral dos imóveis; reunião de conscientização dos empregados com palestras de agentes municipais de saúde e orientações via e-mail e vídeo; divulgação nas áreas dos perímetros irrigados, por meio de anúncios em rádios comunitárias e carros de som, além de distribuição de materiais impressos de divulgação, nas obras e nas cidades através das prefeituras; varredura geral nas obras de saneamento básico em execução, além de atuar junto aos comitês de gestão do programa Água para Todos, orientando-os como proceder para manter as cisternas longe dos focos dos mosquitos.

Com essas ações, o superintendente Dimas Rodrigues acredita que a Codevasf está dando a sua contribuição para acabar com o mosquito aedes aegypti.

Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157663535518269

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf