Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Codevasf acompanha terceiro dia de atividades de caravana socioambiental da CNBB
conteúdo

Notícias

Codevasf acompanha terceiro dia de atividades de caravana socioambiental da CNBB

A caravana socioambiental organizada pela Regional Nordeste da CNBB visitou nesta quarta-feira (2), em Cabrobó (PE), a Estação de Bombeamento 1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Inaugurada em agosto de 2015, a estação leva água por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova. O investimento nesse trecho é de R$ 625,08 milhões. A bomba da EBI-1 tem capacidade para elevar a água do nível do rio até 36 metros, altura similar à de um edifício de 12 andares. A vazão é de 12,4 m³/segundo. A Codevasf será a operadora do PISF quando a obra – considerada a maior realizada pelo governo federal no Nordeste – for concluída e entregue pelo Ministério da Integração Nacional.
publicado: 02/03/2016 20h02, última modificação: 01/11/2022 14h36

A caravana socioambiental organizada pela Regional Nordeste da CNBB visitou nesta quarta-feira (2), em Cabrobó (PE), a Estação de Bombeamento 1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Inaugurada em agosto de 2015, a estação leva água por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova. O investimento nesse trecho é de R$ 625,08 milhões. A bomba da EBI-1 tem capacidade para elevar a água do nível do rio até 36 metros, altura similar à de um edifício de 12 andares. A vazão é de 12,4 m³/segundo. A Codevasf será a operadora do PISF quando a obra – considerada a maior realizada pelo governo federal no Nordeste – for concluída e entregue pelo Ministério da Integração Nacional.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, participou das atividades e, junto como grupo, visitou também um ponto de captação de água no rio São Francisco. “A tradição da Codevasf está sobretudo na área de irrigação e agora foi incumbida pelo governo federal para realizar a operação deste projeto de transposição, ou seja, vai trazer a água do São Francisco por canais até chegar às residências de 12 milhões de pessoas no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e no Ceará. Esta é mais uma grande missão da Codevasf e quero transmitir que a Companhia também neste caso vai se desincumbir com eficiência e responsabilidade”, afirmou Mendes em entrevista.

Atividades pela manhã

Na manhã desta quarta-feira, em Salgueiro (PE), o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), Osvaldo Garcia, fez uma apresentação sobre o Projeto São Francisco em um escritório da pasta no município. Na ocasião, alertou representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e de instituições de ensino para a importância da utilização consciente da água e da responsabilidade sobre o empreendimento.

"Sem saber até onde vai o direito de cada um, não vamos conseguir colocar sistema nenhum pra funcionar. O trabalho social do Ministério da Integração Nacional sobre isso não é pequeno. Fazemos essa conscientização, por exemplo, por meio da Comunicação Itinerante. Não se pode retirar água bruta pra abastecimento humano. Tampouco nadar nas barragens", advertiu Garcia.

O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, reforçou a declaração do secretário de Infraestrutura Hídrica e elogiou o Projeto São Francisco. "Devemos acompanhar a obra, acolher, zelar por ela e exercer nosso papel de cidadania, de cobrança, de controle. É preciso que o povo brasileiro e nordestino cada vez mais e aproprie do projeto, coCaravana da CNBBnheça e se orgulhe do empreendimento, porque certamente ele vai gerar vida", disse o religioso.

A caravana da CNBB é formada por oito bispos e outros 100 membros da Igreja pertencentes à regional Nordeste 2 da instituição. O objetivo é marcar um novo momento de diálogo entre a Igreja Católica, instâncias do Estado brasileiro e comunidades do Nordeste.

No primeiro dia de expedição, na segunda-feira (29/2), os integrantes da caravana conheceram as barragens Armando Ribeiro Gonçalves e Oiticica, no Rio Grande do Norte, que receberão águas do Projeto São Francisco, e se reuniram com representantes de órgãos públicos, comunidades e agricultores do estado. Na terça-feira (1º), segundo dia de atividades, a caravana visitou a barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), que também receberá água do PISF e poderá armazenar até 255 milhões de metros cúbicos. Na quinta-feira (3), ocorrerá um diálogo entre os participantes da caravana e uma missa de encerramento das atividades na Catedral da Diocese de Salgueiro.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Integração e da Pascom da Arquidiocese de Natal / Fotos: João Paulo Bastos de Andrade / Codevasf)

Ouça a Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Veja fotografias na caravana no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157663004189394