Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Peixamentos e ações de inclusão produtiva atuam para manter homem no campo em Igaci
conteúdo

Notícias

Peixamentos e ações de inclusão produtiva atuam para manter homem no campo em Igaci

O repovoamento de recursos hídricos ao longo da bacia hidrográfica do rio São Francisco é uma das ações executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para geração de trabalho e renda.
publicado: 24/11/2015 19h09, última modificação: 01/11/2022 14h27

O repovoamento de recursos hídricos ao longo da bacia hidrográfica do rio São Francisco é uma das ações executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para geração de trabalho e renda. Um desses recursos hídricos que vem recebendo ações de peixamento é o açude Jacuípe, no município de Igaci, no semiárido alagoano. Numa parceria entre a Codevasf, a Prefeitura Municipal de Igaci e a Colônia de Pescadores Z-31, o açude será repovoado com peixes que garantirão segurança alimentar e renda para famílias de pescadores durante o período de defeso com a fixação do homem no campo.

A realização do peixamento já foi tratada entre o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luciano Chagas, e o secretário municipal de Planejamento de Igaci, André Medeiros. “Em Igaci, temos a Colônia de Pescadores Z-31, que está entrando no período de defeso e precisa desse peixamento. Nos últimos três anos que fazemos esse peixamento com a Codevasf, percebemos que, no momento em que se retorna do período de defeso, a renda dos pescadores tem uma melhora extremamente significativa, chegando em alguns casos a dobrar o faturamento. Também solicitamos algumas embarcações para o trabalho coletivo desses pescadores”, revelou.

Com o apoio da Codevasf, a Prefeitura Municipal de Igaci também pretende diversificar a renda das famílias com outras atividades além de pesca. “Temos também interesse em desenvolver a fruticultura. Em momento anteriores, a população de Igaci também já foi beneficiada com o projeto da Cajucultura com 90 hectares de caju anão precoce e tivemos uma eficácia em torno de 65% a 70%. Assim queremos ampliar esse projeto para agregar mais renda para essas famílias”, destacou o secretário Municipal de Planejamento.

Para ele, os investimentos realizados pela Codevasf para o desenvolvimento de atividades de inclusão produtivas no meio rural, tais como a pesca e a fruticultura, atuam para criar condições ao Desenvolvimento Regional de municípios da área de atuação da Codevasf com geração de trabalho e rende e afastando o êxodo rural nessas regiões.

“Esses investimentos da Codevasf e a parceria com as prefeituras municipais são muitos promissores, pois fixam o homem no campo com geração de renda, onde ele vai ter uma qualidade de vida sem necessidade de ir aos grandes centros urbanos viver em meio à violência e às favelas. Para isso, essa parceria é fundamental, pois traz renda para ele e seus filhos. Essa contribuição da Codevasf é fundamental”, apontou Medeiros.

Segundo o superintende regional da Codevasf em Alagoas, as demandas do município serão analisadas com a marcação do peixamento. Para ele, os investimentos da Codevasf em agricultura familiar atuam para criar condições de qualidade de vida para o homem do campo e sua fixação no meio rural.  

“O município de Igaci está em nossa área de atuação e na Rota da Fruticultura do Ministério da Integração Nacional e vem recebendo diversos investimentos da Codevasf. Desde já, vejo que temos condições de atender às demandas de Igaci para atividades de inclusão produtiva. Temos uma Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial que vem atuando fortemente em fruticultura, agricultura, pecuária leiteira, entre outros, e podemos atender ao município de Igaci, que é um município muito organizado, com uma economia basicamente formada pela agricultura familiar. Então faremos esses investimentos para a manutenção do homem no campo, trazendo empregado e renda na região”, afirmou Luciano Chagas.

O peixamento no açude Jacuípe, em Igaci, será agendada entre Codevasf, a Prefeitura Municipal de Igaci e a Colônia de Pescadores Z-31e deverá ocorrer até o mês de dezembro.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157633050320379

Ouça a matéria da rádio Codevasf neste endereço:

https://soundcloud.com/codevasf