Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Marisqueiras apoiadas pela Codevasf no Piauí comemoram melhoria das condições de trabalho
conteúdo

Notícias

Marisqueiras apoiadas pela Codevasf no Piauí comemoram melhoria das condições de trabalho

“A gente espera que 2016 seja melhor que 2015 e que tenha mais vendas, mais trabalho e muitos mariscos para pescar. Também queremos trabalhar mais com a Codevasf, que é a nossa parceira do dia a dia”. Esse é o sonho de Maria de Fátima dos Santos Paiva, presidente da Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia, entidade apoiada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Piauí.
publicado: 08/01/2016 15h54, última modificação: 01/11/2022 14h27

“A gente espera que 2016 seja melhor que 2015 e que tenha mais vendas, mais trabalho e muitos mariscos para pescar. Também queremos trabalhar mais com a Codevasf, que é a nossa parceira do dia a dia”. Esse é o sonho de Maria de Fátima dos Santos Paiva, presidente da Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia, entidade apoiada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Piauí.

Além dela, outras 50 mulheres que integram a associação também desejam um futuro melhor para suas famílias. É da pesca artesanal de marisco e de sururu praticada no litoral piauiense que elas retiram renda, alimento e trabalho.

Com o apoio da Codevasf, as produtoras foram beneficiadas pela construção da unidade produtiva, recentemente ampliada. O prédio recebeu o nome, escolhido por elas, de “Unidade Produtiva Jackson César de Sousa Rosa”, em homenagem ao funcionário da Codevasf, falecido em 2012, que idealizou e iniciou o apoio às marisqueiras. O local tem oferecido melhores condições de trabalho para as marisqueiras e filetadeiras da associação.

“Com o apoio da Codevasf, essas mulheres ganharam melhores condições sanitárias de trabalho, por meio da construção da Unidade de Beneficiamento de Mariscos, e puderam aumentar a renda e a qualidade dos seus produtos”, avalia o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. “As ações da Companhia contribuíram para o reconhecimento do trabalho desenvolvido por elas na região de Luís Correia”, acrescenta o assistente em desenvolvimento regional do escritório de apoio técnico da Codevasf em Parnaíba (PI), Rafson Varela dos Santos.

A coleta dos mariscos é realizada em diversos pontos, como o estuário do Macapá, a praia da Fortuna e Barra Grande. A renda da produção é dividida entre as associadas, e o dinheiro arrecadado é utilizado como complemento da renda das famílias das marisqueiras. Em 2015, as produtoras produziram cerca de 600 quilos de mariscos.

Além da unidade produtiva, a Codevasf entregou um veículo, equipamentos, materiais e insumos à Associação, que reúne mulheres entre 16 e 60 anos. Para a presidente da entidade, o apoio da Codevasf foi decisivo.

“Tem ajudado muito porque nós não tínhamos carro para o nosso deslocamento até o manguezal, como também para o transporte dos mariscos. Antes da chegada do carro, a gente pagava o aluguel do veículo. Então, facilitou bastante a nossa vida e trouxe economia pra gente”, explica.

mariscoUma caixa cheia de mariscos com casca chega a pesar cerca de 75 quilos. O quilo do pescado custa em média R$ 12. Os pescados são vendidos às quintas-feiras, na feira livre de Luís Correia, situada em frente a prefeitura municipal. De acordo com Fátima Paiva, os produtos derivados dos mariscos e do sururu também são vendidos em eventos realizados na região, a exemplo dos organizados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), agregando valor e melhorando a renda das mulheres.

“Nós vendemos vatapá, torta, lasanha, salgados, caldos, entre outros produtos”, enumera. “Hoje, com os equipamentos entregues pela Codevasf, o nosso trabalho melhorou muito. É outra vida”, completa.

O investimento de quase R$ 130 mil foi feito por meio de destaque orçamentário da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, do então Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


Ampliação da unidade

Em dezembro, a Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia realizou a inauguração da ampliação da Unidade Produtiva de Marisco. Na ocasião, o funcionário da Codevasf, Jackson César, in memoriam, foi homenageado pelas marisqueiras.

Ouça o depoimento de Fátima Paiva: https://soundcloud.com/codevasf/marisqueira-apoiada-pela-codevasf-fala-sobre-o-apoio-da-empresa-a-producao-de-mariscos

Ouça a matéria da Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf/marisqueiras-apoiadas-pela-codevasf-no-piaui-comemoram-melhoria-das-condicoes-de-trabalho

Veja imagens ilustrativas no Flickr: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157660897468334/with/24108215032/