Notícias
Codevasf e UFS promovem curso de cultivo de peixes para produtores familiares
Produtores familiares dos municípios de Santana do São Francisco e Pacatuba, em Sergipe, receberam treinamento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para criação de peixes. A capacitação foi realizada essa semana, nos dias 24 e 25, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), no povoado Betume, em Neópolis. Os cursos integram um projeto de extensão executado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Codevasf e outras instituições.
Na terça-feira, 24, o curso de aquicultura teve como foco o cultivo de peixes em viveiros de terra, com a capacitação de 12 produtores de Ilha das Flores. No dia seguinte, foram capacitados 17 produtores de Pacatuba, que receberam orientações sobre o cultivo de peixes em lagos. As atividades integram o ‘Projeto de aperfeiçoamento no cultivo aquícola de pequenos produtores do Baixo São Francisco de Sergipe’, realizado pela UFS. Além da Codevasf, o projeto tem a parceria da prefeitura de Ilha das Flores e de associações comunitárias de Brejo Grande e Pacatuba.
Os cursos foram ministrados por Carolina Nunes Costa Bomfim, professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS. Ela explica que o objetivo do projeto de extensão é trazer melhoras para a produção de peixes na região, considerada um polo de piscicultura. “Esses produtores muitas vezes não adotam alguns cuidados básicos, como a aclimatação dos peixes ou cálculo de ração. O objetivo é que eles possam ter uma produção com maior qualidade e produtividade, trazendo mais desenvolvimento”, afirmou.
O produtor rural Pedro Pimentel, do município de Ilha das Flores, disse que ter participado do curso vai contribuir para que ele tenha melhores resultados na criação de peixes. “Eu aprendi bastante. Eu não sabia como procurar assistência para medir a qualidade da água. Aprendi também sobre como colocar a ração e o jeito certo de colocar o alevino na água. Tenho certeza que vou aproveitar tudo isso em minha produção”, declarou o produtor.
No dia 16 de dezembro, o projeto de extensão prossegue com a realização de um curso prático no povoado Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande. Será realizada uma capacitação em carcinicultura, para produtores familiares da comunidade local e dos municípios de Pacatuba e Ilha das Flores.
O superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair, falou sobre o papel desempenhado pelo Centro Integrado de Betume na região. “O trabalho desempenhado com pesquisas, peixamentos e doação de alevinos é fundamental para o desenvolvimento do Baixo São Francisco, tanto para a economia como para o meio ambiente”, afirmou . Atualmente, o 4ª/CIB passa por reforma de ampliação e modernização, que se encontra em fase final. O investimento na obra é superior a R$ 4 milhões.
O projeto de extensão foi um dos vencedores do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação em 2014. A iniciativa foi contemplada com recursos da ordem de R$ 99,7 mil. A meta do projeto é capacitar produtores familiares do Baixo São Francisco sergipano para a criação de peixes com maior produtividade e com o uso de um sistema de cultivo sustentável. A proposta inicial é contemplar 60 produtores dos municípios de Pacatuba, Brejo Grande e Ilha das Flores.
Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157661562453662
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf